FB_init

Tuesday, March 22, 2011

Direitos Humanos - comentários aleatórios - parte 1

Este post comenta a aula 3 sobre Direitos Humanos da Universidade da Califórnia em Berkley. O curso inteiro está disponível na Internet. Link aqui. As aulas foram dadas pelo professor Thomas W. Laqueur.

Nesta aula, o convidado especial é o prof. Kinch Hoekstra. E o tópico é direitos humanos antes de "Direitos Humanos". Isto é, até o século XVIII.
Hoekstra comenta como era comum a ideia de direito do vencedor, onde depois de uma guerra o vencedor tinha direitos morais e absolutos sobre os vencidos para fazer o que quisessem com eles. Um pensamento assustador. Em quais povos e em quais momentos na História moderna poderíamos identificar este sentimento? Eu diria no Colonialismo europeu, por exemplo. A ideia dos Estados Unidos de direito sobre Cuba nos séculos XIX e XX (mesmo sem ganhar a guerra, os EUA sentiram ter direito sobre a ilha.)
  Mais adiante, Hoekstra e Laqueur comentam sobre Cristandade, que vem justamente atrelada a ideia de domínio. Isto é, direito divino sobre o outro.
Outra ideia claramente explicada por Hekstra é a da justificativa de "inferioridade moral com base natural" de outro povo usada  para subjugá-lo.  Laqueur muito oportunamente também comentou como o próprio discurso de "humanidade inata" ou "humanidade geral" pode ser adulterado para justificar crimes contra um povo, ou minoria. Por exemplo: os índios da América têm alma (caso específico: os índios da América na discussão Bartolomé de las Casas versus Sepúlveda) (esqueci a bula Papal). Já que eles têm alma, então temos o dever moral de convertê-los e salvá-los do Inferno.
  Não precisamos ir muito longe. Note como o vídeo do pastor Paschoal Piragine Jr retrata índios brasileiros. Note também como os gays são caricaturados por evangélicos e católicos.

No comments: