FB_init

Sunday, July 13, 2008

Como Fazer Seu Vídeo

Nesse post explico duas formas de gerar vídeos caseiros para o Youtube. Comecei pensando em ajudar pessoas a fazerem seus vídeos para a i-TV, a TV dos inconformados.

Usando a sua web câmera

1 - Comece o software da sua web câmera. Com a minha Logitech, eu uso o Logitech Quick Cam.

2 - Grave o vídeo. O arquivo gerado deve ser um WMV (formato do Windows) ou um AVI.



3 - Vá até o Youtube.

4 - Faça o login ou registre um novo usuário.

5 - Faça o upload do seu vídeo.


Usando uma câmera USB

Deixe-me descrever passos mais 'complicados' usando uma câmera qualquer ligada à entrada USB do computador.

1- Assumo que você já instalou o driver da sua câmera. Se você não se lembra se instalou o CD que veio junto com sua câmera, siga os passos seguintes. Mais à frente, se a sua câmera não for detectada como uma fonte (source) de vídeo do Windows, tente ir no site do fornecedor da câmera para baixar o driver.

2- Baixe o VirtualDub. Instale-o.

3 - Para pegar a gravação da câmera, vá até File -> Capture AVI...

4 - No menu Device, selecione a sua câmera como fonte de vídeo. Se a sua câmera não está listada, verifique o passo 1. Verifique também a conexão do cabo USB.

5 - Certifique-se que você tem um codec selecionado para comprimir o vídeo. Codecs são programinhas que ajudam a fazer arquivos pequenos de vídeo. Codecs funcionam como programas "zip" comprimindo, mas são específicos para vídeo e áudio. Codecs também mostram ('render' em Inglês) vídeos (pense que codecs 'rodam' os vídeos).
Verifique no menu Video -> Compression... quais são os codecs instalados e disponíveis no seu computador. Selecione qualquer um (que funcione) menos Uncompressed RGB/YCbCr. Uncompressed quer dizer que o vídeo não vai ser 'comprimido' por um codec. Em último caso você pode até selecionar esta opção para vídeos de curta duração. Mas neste caso esteja preparado para arquivos extremamente grandes.
O codec que eu recomendo é o DivX. É fácil de instalar e comprime bem (quer dizer, gera arquivos pequenos de vídeo). Baixe o DivX aqui. Selecione 'Download'.

6 - O mesmo se aplica para áudio. Selecione o menu Audio -> Compression... . Tente não usar "No compression (PCM)". Use algum outro codec de áudio. Áudio não é tão crítico como vídeo, pois o tamanho que o áudio vai ocupar será pequeno em relação ao vídeo. Codecs de áudio geralmente são instalados no Windows junto com o Windows Media Player. Instale a última versão do Windows Media Player. (Ou atualize seu Windows usando o Internet Explorer -> menu Tools (Ferramentas) -> Windows Update)

7 - Prepare a câmera para tocar o vídeo (modo VCR em alguns modelos). No Virtual Dub, selecione o nome do arquivo para salvar o vídeo. Depois, aperte a tecla F5 para começar a captar o vídeo. Aperte o play da câmera.

8 - Enquanto o vídeo é gravado, isto é, enquanto o arquivo de vídeo é gerado, note como o arquivo vai crescendo.

9 - Para parar de gravar, aperte a tecla 'ESC' no VirtualDub. Pronto, seu arquivo de vídeo foi gerado. O arquivo terá extensão AVI.

10 - Para verificar-se que o vídeo foi gravado no computador com êxito, dê dois cliques no arquivo de vídeo. O vídeo deve começar a tocar com o tocador de vídeo default do Windows (Windows Media Player, por exemplo).

11 - Passo avançado opcional: você pode editar o vídeo gerado, cortando partes ou inserindo outros vídeos. VirtualDub permite este tipo de edição. Já o Windows Movie Maker não edita os vídeos em si. Com o Windows Movie Maker você pode seqüenciar vídeos ou imagens, e incluir legendas. Pense que com o Windows Movie Maker você estará fazendo um filme pegando mais de um filme. No VirtualDub você também pode corrigir o vídeo gerado. Por exemplo, pode aumentar o contraste e o brilho para deixar a imagem mais clara. Isto pode ser feito com filtros no VirtualDub. Você pode ter uma lista de vários filtros para fazer pós-processamento. Você também pode corrigir problemas de sincronia de áudio e vídeo. O problema de sincronia ocorre quando o vídeo "está na frente" do áudio, isto é, quando a fala não acontece no exato momento que a imagem. No VirtualDub em opções avançadas você pode introduzir delays (positivos ou negativos) para sincronizar os dois.

12 - Vá até o Youtube.

13- Faça o login ou registre um novo usuário.

14- Faça o upload do seu vídeo.

Informações Gerais

Hardware: Básico do básico: para você gravar um vídeo, você precisa de uma câmera e do computador. Sobre a configuração do computador, quanto mais memória e quanto mais rápido o processador melhor. Recomendo no mínimo 1.5 Gb de memória RAM.

Conexão entre a câmera e o computador: O tipo de conexão entre o computador e a câmera pode variar. O mais comum é o cabo USB. Às vezes uma mesma câmera dispõem de várias opções de entrada e saída. Por exemplo, minha câmera tem saída USB e também FireWire ( também conhecida como interface IEEE 1394).

Software para captar e editar vídeo: Você pode usar vários softwares para captar e editar vídeo. Por exemplo, Nero, VirtualDub, VirtualDubMod e Windows Movie Maker.
Nero - Não é grátis. É bem completo.
VirtualDub - É grátis. É bem completo, mas é meio complicado de usar.
VirtualDubMod - Um 'clone' do VirtualDub, com pequenas modificações.
Windows Movie Maker - Software básico da Microsoft para captar e editar vídeos. Tem poucas opções de pós-processamento (isto é, alteração do vídeo, ou filtros). No entanto, é bem completo para fazer o básico. Você pode baixar o Windows Movie Maker gratuitamente do site da Microsoft aqui.

Mais sobre codecs (principiantes, pulem este parágrafo)
Codecs comprimem o vídeo para gerar arquivos não gigantescos. Os principais fatores durante a captura do vídeo são:
- Tamanho, que é geralmente medido em pixels (X por Y). Quanto menor o quadro menor o arquivo. Quanto menor o quadro, melhor tende a ser a taxa de refresh.
- Frames per second (FPS). É a medida de quantos quadros são incluídos no vídeo por segundo. Pense no vídeo como uma sucessão de imagens estáticas. A seqüência em altíssima velocidade portanto gera a "ilusão" de movimento. Quanto maior o FPS, mais 'natural' parecem os movimentos.
- Qualidade do quadro. Codecs geralmente proporcionam ao usuário ajustar a qualidade dos quadros, isto é, a qualidade das imagens dos quadros. Quanto mais alta a qualidade maior o tamanho final do arquivo, e mais recursos (processamento e memória) são requerido pelo computador para 'processar' o vídeo.
Uma mesma extensão de arquivo (AVI por exemplo) pode ser gerada por vários codecs diferentes. Isto é, a extensão é como que um container genérico. O que determina como o vídeo é gerado e como é mostrado no computador é exatamente o codec. Você pode ter um arquivo abc.avi com um codec DivX, e outro arquivo xyz.avi com o codec Xvid.
Clique aqui para ver a lista de codecs instalados por default no Windows XP.
A "arte" de usar codecs consiste justamente em achar (na tentativa e erro) configurações que equilibrem a qualidade final do vídeo. Os objetivos são sempre de gerar arquivos pequenos tendo movimentos naturais (FPS altos) e alta qualidade de quadros.

Básico Sobre Ambiente e Luz
Estou longe de ser expert no assunto. Na minha experiência, quanto mais luz melhor. Tente deixar os elementos visando as fontes de luz, e a câmera 'de costas' para as fontes de luz.
Ao gravar, pense no quadro, isto é, no retângulo que define a tela. Não deixe as pessoas muito longe. Pode ficar difícil de identificá-las.

Boa filmagem!

( A tempo, dê uma conferida nos vídeos da i-TV ! )

No comments: