FB_init

Sunday, May 03, 2009

Histórias Verídicas do Pajé Raoni - parte 1

Levantei na igreja na hora dos anúncios e falei em Inglês:
- Irmãos, nós já vencemos os Devils (demônios), não?
As pessoas olhavam umas para as outras sem entenderem meu recado. Pois o time de hockey de Ottawa haviam ganho dos New York Devils na noite de Sábado. Expliquei o trocadilho e as pessoas entenderam. Convidei os homens e mulheres da igreja para irem a um pub perto dali no Sábado seguinte para ver um outro jogo dos Senators nos playoffs (rodada final de hockey). Não era muito fã de hockey, mas ainda estava procurando fazer as pessoas saírem das paredes do templo e criarem relacionamentos.
Sábado, no dia e hora marcados, não vem ninguém. Achava que pelo menos o pastor viria. Contive-me para não pedir uma cerveja, apesar de considerar isso um moralismo falso de mim mesmo. Muito tempo depois, chega o pastor. Atrazado como de costume. O ângulo da mesa para o telão estava ruim, mas tudo bem.
Notei o desconforto do pastor. O pub tinha luzes neon e garçonetes. Um ruído constante de fundo das conversas e risos. Além da TV grande. Tínhamos quase que gritar para conversar. Seu desconforto era notório. Mas ele não podia deixar de me felicitar pela iniciativa de juntar os homens da igreja, até mesmo porque não tinha nada que acontecia além dos cultos de Domingo e quarta-feira.
- Muito boa essa idéia, Pajé. Vamos fazer isso mais frequente. Vamos fazer lá em casa da próxima vez. Vou fazer uma pipoca, e assistimos o jogo lá em casa.
Não oferecia tanto uma conveniência. Mostrava uma angústia de estar em um lugar onde não tinha controle, onde não era seu território. Estava fora da bolha. Estava "no mundo".
Disse que prefiria mais o pub sem maiores explicações. Depois de tentativas anteriores frustradas, sabia que seria fútil tentar ter uma conversa equilibrada e honesta.
Pois é, pr. Já pensou como os visitantes se sentem entrando no templo? Pois bem, compartilhou um pouco desse sentimento de entrar em um lugar desconhecido e não ter o controle.

(Não deixe de ler também o texto "Encontrando Jesus no Bar" de Heather Kirk-Davidoff)

1 comment:

Igreja Emergente said...

Situação em K-fé...até quando veremos tudo isso, não consigo entender essas distinções eclesiásticas, a não ser através da sistematização necessária para o cumprimento da política conservadora uffff.