FB_init

Friday, May 15, 2009

Histórias Verídicas do Pajé Raoni - 3 - Tudo sob Controle

Um tempo atrás, o Pajé Raoni estava tentando dar aula de Escola Bíblica Dominical para jovens. Era algo que tomava bastante tempo, e francamente não consegui achar coisas que estimulassem muito os jovens a estenderem a prática cristã além de Domingo, ou fomentar notavelmente uma consciência social. Em todo o caso, eu de vez em quando tinha que trazer algum entretenimento.
Um Domingo mostrei o filme Le Fameux Destin d'Amélie Poulain. Passei horas tentando editar o filme em casa antes, tentando tirar as cenas eróticas, mas não consegui. O resultado foi eu combinar com o pessoal da sala de fechar os olhos quando eu dissesse. Funcionou! Pulou a cena da Amélie fazendo sexo, além de outras cenas onde ela entra no Sex Shop procurando o homem misterioso. Nesse Domingo não teve inspeção.


(Gosto muito da história do filme de Amélie. Mostra como Amélie se desperta para vida e como leva as pessoas perto e longe junto nesse despertar)
Pois bem, certa vez levei um vídeo do Newsboys. Sei que é entretenimento, mas nem só de pão vive o homem. Pelo menos eles têm um ar alternativo. Buenas, nesse dia veio o tio lá de cima pegar não sei o que na sala, e viu de relance o que tava passando. Suas filhas estavam na sala também, o que era raro. Perguntou "O que é isso?"
Eu calmamente respondi : "Newsboys". E esperei uns 4 segundos, lendo a reação de dúvida e desconfiança no rosto dele. Claro que era "estranho" (para o público de igreja). Claro que o visual deles era "estranho" (para o público de igreja). Depois complementei:
"É um grupo cristão. Acho que são da Austrália ou Nova Zelândia talvez." Como se o fato de ser de outro país de repente explicasse a estranheza.
Moral da história: enquanto o grupo de jovens estiver bem comportado e dentro da salinha da EBD, tudo está bem. Enquanto estivermos abrindo a Bíblia e explicando moral e bons costumes, tudo bem. Enquanto estivermos decorando versículos isolados, tudo bem. Tudo sob controle.

(veja abaixo um trecho do vídeo do Newsboys)

No comments: