FB_init

Thursday, May 07, 2009

Igreja emergindo, pós-colonialismo, Brian McLaren

Brian McLaren escreveu:

"
Kenzo explica:
' Teologia em um contexto pós-colonial é um tópico altamente político. Teologias pós-coloniais não se darão por satisfeitas com uma posição nas margens de seus ocidentais respectivos. Ao invés, elas tentarão subtilmente tornar a margem em centro, rompendo assim a serenidade alicerçada sobre a premissa de que as formulações ocidentais são auto-evidentes. Assim fazendo elas mostram muita criatividade... É possível vislumbrar essa criatividade em projetos teológicos que têm recentemente vindo da África, nos quais categorias Cristológicas clássicas herdadas da Calcedônia são reabertas para dar lugar a [categorias] Africanas. O resultado é uma Cristologia híbrida onde Cristo é adorado como "Chefe" (Kabasele), "Ancestral" (Pobee, Bujo, Bediako, e Nyamiti), "Mestre de iniciação" (Sanon), "Curandeiro" (Kolié), ou "Irmão Mais Velho" (Kabasele). '

Não Um Pedaço Mas Uma Borda Crescente
[...] Nós não nos vemos como a igreja emergente - significando um pedaço, setor, ou divisão da igreja que é mais ou menos análogo a "a igreja carismática" ou "a seeker church". Ao invés, nós nos vemos como a igreja emergindo, dando a entender uma borda crescente da igreja no todo em todas as suas formas, se estendendo das margens para novos territórios além do Cristianismo moderno e ocidental.

[...]
Ao avançar a conversa do pós-modernismo para o pós-colonialismo, nós construímos desde tópicos teóricos do conhecimento, linguagem, verdade e certeza até assuntos intensamente éticos e práticos de violência, dominação, justiça, e poder (lembrando que justiça é, em seu cerne, um abuso do poder outorgado por Deus) Este parece ser para mim o caminho de esperança.
"

Trechos do capítulo 12 intitulado "Igreja emergindo" do livro "An Emergent Manifesto of Hope".
ISBN 978-0-8010-6807-2 (pbk.)
Editora: Baker Books

Tradução: K-fé

Participe da campanha 'Ampliando a conversa emergente' pedindo a editoras para traduzirem mais livros sobre o assunto.

No comments: