FB_init

Tuesday, March 16, 2010

Teologia da Libertação e Pós-modernidade (1987)

A TdL [Teologia da Libertação] radica-se, em muitas de suas perguntas e inspiração, numa fé popular pré-moderna. O nosso povo latino-americano vive em muitos elementos uma fé ainda não bombardeada pelos deuses da modernidade. Por outro lado, os teólogos que elaboram principalmente esta teologia já passaram pelas perguntas fundamentais da modernidade e tentaram superá-las nos seus limites individualizantes. A TdL é então um resultado de interessante encontro da pré-modernidade da piedade popular com a pós-modernidade dos teólogos, sem ficar presa à estrita problemática da razão e subjetividade modernas.

Trecho do livro "Teologia da Libertação: Roteiro didático para um estudo". J. B. Libanio, ed Loyola, 1987. p. 100.

Ainda gostaria de citar um trecho do livro "Para Entender Pós-Modernidade" de Mary Esperandio:

"A partir dessa perspectiva, podemos compreender a posição de Maffesoli a respeito de uma definição 'provisória' de pós-modernidade. Como ele diria, 'pós-modernidade pode ser definida, provisoriamente, como a sinergia de fenômenos arcaicos com o desenvolvimento tecnológico' (Maffesoli, 2004, p. 21)" p. 13


  Um detalhe interessante dessa definição provisória é o convívio dos fenômenos arcaicos com o tempo de tecnologias avançadas. Volta e meia ouço que a pós-modernidade não está presente ainda na América Latina porque o "pré-moderno, o moderno e o pós-moderno ainda estão juntos". A definição de Maffesoli, contudo, demonstra que tal ideia não capta bem "pós-modernidade". 


No comments: