FB_init

Tuesday, August 04, 2009

Notas de Rodapé Sobre a Missão Integral

Isto é o que eu aprendi sobre Missão Integral:
- MI é coisa nossa (de brasileiros e da América Latina). Não é importada. Se aplica ao nosso contexto.
- Missão Integral é excelente. Precisamos de mais Missão Integral!
- Nos anos 80 a igreja evangélica perdeu tempo respondendo à teologia da prosperidade.
- Nos anos 90 a igreja evangélica perdeu tempo pensando que era Empresa (Com Propósitos).
Isto é, a igreja evangélica não deu muita bola para a Missão Integral ainda.
- Os seminários brasileiros são fracos.
- Existe um desconhecimento da Missão Integral em igrejas evangélicas.
- Existe um trabalho sério e de alta qualidade pensando na Missão Integral. Existem, contudo, poucos exemplos de aplicação da MI em igrejas locais. Talvez porque a ótima produção escrita não tenha sido traduzida ou levada para a prática, isto é, às igrejas.
- Parece que a Missão Integral acaba não envolvendo as igrejas por não ter um componente de eclesiologia. (Talvez por ser "Missão"?)
- Acho que uma mistura das idéias "missionais" seria muito interessante para a Missão Integral (uma boa dose de Michael Frost faria bem)
- A conversa emergente - sem pretensões e sem expectativas - contém um elemento de contextualização cultural que pode ser benéfica para a Missão Integral. A conversa emergente implica na tradução para o Brasil da eclesiologia. (Isto é, a conversa emergente por definição não pode ser enlatada.)
- Existem redes de implementações da Missão Integral na América Latina que merecem citação: La Red del Camino, por exemplo. São exemplos muito bonitos da Missão Integral na prática com o elemento da comunidade de fé envolvida.

No comments: