FB_init

Sunday, August 09, 2009

Caio Fábio no Caminho da Graça em Brasília

Visitei hoje o Caminho da Graça em Brasília, igreja do Caio Fábio.
Pensei em documentar o que vi. O culto que estava marcado para as 19h começou atrazado. (Eu francamente tenho cada vez menos prazer em ouvir pessoas bem intencionadas cantando desafinadas em microfones. E as letras cada vez mais dizem menos.) Interessante como parece que o Caio Fábio se apresenta como uma voz alternativa, a um quasi-anti-establishment, mas como o culto em seu conteúdo parece ser como 99% das outras igrejas evangélicas: louvor, oferta, olhar pro lado e cumprimentar o irmão, pregação, oração final. E o formato também: platéia em cadeiras em filas, grupo de música no palco, pregador no palco com holofote, crianças no seu próprio cultinho.
Sim, gostei porque Caio Fábio parece querer pregar "o evangelho". Gostei porque ele conscientemente adverte sobre certos perigos da religião que penso serem verdadeiros e apropriados.
Contudo, tenho uns problemas ainda com ele:
- Ainda não entendi aquele problema antigo: ficou passado a limpo o episódio do dossiê? Eu não entendi quase nada daquilo, e não vi publicação dele que explicasse. Mas isso não está relacionado a culto exatamente.
- Acho que ele não precisava falar tão difícil. Não que eu não entenda. Não que eu pense que deva-se simplificar, subestimando o ouvinte. Penso que ele enche linguiça muito e desnecessariamente. Ele certamente tem capacidade e conhecimento de conteúdo para falar direta e claramente.
A pergunta seria: por que ele tem escolhido de falar difícil? Eu tenho minha impressão, mas é só impressão. Parece um teatro às vezes. Tudo bem: eu gosto de teatro. Acho que a linguagem do teatro pode ser um veículo de comunicação. Eu consigo ler o personagem. Mas mesmo assim, acho desnecessário. Um efeito indesejável é este meio (e conteúdo) parece atrair classe média alta.
Voltando ao ponto citado inicialmente, sendo uma voz alternativa, eles bem que poderiam tentar refletir isso no formato e conteúdo de outras partes do culto também, a começar com a letra das músicas que são ainda aquelas cheias de clichês de crente, e o formato da reunião (arquitetura do espaço e disposição das pessoas).

No comments: