FB_init

Thursday, January 22, 2009

Atrocidades do Exército de Resistência do Senhor (LRA)

Ouvi hoje os relatos das atrocidades cometidas pelo Exército de Resistência do Senhor (LRA) no Congo e fiquei chocado.

Da Rádio CBC, programa "As It Happens", 21/1/2009:
"LRA: Atrocidades
Onde havia esperança, agora há terror.

Por mais de dois anos, o grupo do Exército de Resistência do Senhor esteve envolvido em negociações de paz com o governo de Uganda. Os dois lados estavam tentando acabar com mais de duas décadas de lutas no Norte de Uganda. Mas no final do ano passado, as negociações de paz estancaram. E agora, os rebeldes voltaram com seus métodos brutais.

Nas últimas semanas, o LRA saqueou, linchou até a morte e queimou vivas pelo menos 620 habitantes na República Democrática do Congo, onde os rebeldes estão instalados agora. Eles também sequestraram mais de 160 crianças. E os ataques continuam -- o mais recente relato veio semana passada, quando os rebeldes queimaram uma igreja cheia de fiéis.

Um time do Human Rights Watch gastou as duas últimas semanas investigando os ataques do LRA. Anneke Van Woudenberg foi uma pesquisadora sênior nesta equipe. Ela está em Kampala, Uganda.

Um aviso àqueles que tenham perto ouvintes pequenos, a entrevista que segue contem conteúdo chocante.
"
>O que você testemunhou?
Woudenberg> Passamos duas semanas lá. Esses são alguns das piores massacres e abusos que testemunhamos. Eu documentei por 10 anos guerras no Zaire. O que o LRA fez foi atacar simultaneamente pelo menos 3 locais no dia de Natal, deliberadamente visando a pessoas enquanto se encontravam e ceavam o Natal, ou indo a igrejas. Esperaram elas se encontrarem e mataram-nas.
Por exemplo, na cidade de Batande, o LRA separarou os homens das mulheres enquanto ceavam o Natal. Imediatamente mataram os homens e meninos batendo na cabeça deles com machados e porretes grandes, esmagando seus crânios, matando um por um. Depois pegaram as mulheres e meninas. Separaram em pequenos grupos. Primeiro estupraram-nas depois mataram-nas esmagando seus crânios. Isso aconteceu vila após vila, homens, mulheres, crianças, bebês.

> O massacre no dia de Natal - é verdade que cearam logo depois de matar as pessoas?

Woudenberg > Nesse lugar especificamente, foi isso que fizeram. Enquanto os corpos se espalhavam no lugar onde foram brutalmente mortos, eles comeram a ceia que as pessoas haviam preparado para o Natal, e depois dormiram no mesmo lugar entre os corpos mortos antes de continuar no dia seguinte para a vila seguinte onde fizeram as mesmas coisas horríveis.
Em vários lugares - nós documentamos isso - eles fingiram haver festa e cantoria para que mais pessoas viessem e que pudessem matar o maior número de pessoas.
E nós também notamos que eles não quiseram usar balas para matar as vítimas. Eles usaram machados ou porretes grandes para esmagar seus crânios. E às crianças pequenas tentaram matar torcendo suas cabeças.
Eu mesma me encontrei com duas meninas que ainda estão no hospital na cidade de Jeruma (?). Têm apenas 3 anos cada. O LRA tentou matá-las torcendo suas cabeças. As duas meninas ainda estavam vivas e agora têm feridas críticas no pescoço num hospital bem pequeno de Jeruma (?) que nem tem médico - só tem enfermeiras que estão tentando fazer o melhor para as meninas.

[...]
> Eu soube que além das matanças o LRA continua sequestrando crianças.
Woudenberg> Um dos lugares que atacaram no dia de Natal foi em Feragi (?). Eles esperaram até que houvesse um concerto de Natal na praça central, onde, claro, várias crianças tinham ido. Nesse lugar em particular eles sequestraram 160 crianças enquanto celebravam no dia de Natal. De novo, o LRA foi extremamente brutal e eficiente. Eles sequestraram as crianças e começaram a amarrá-las juntas. E então eles viram que entre as crianças haviam um grande número de menores de 9 anos de idade. Eram crianças que não eram tão fortes, que não eram na verdade o grupo alvo de crianças que queriam sequestrar. Em vez de deixar ir essas crianças, eles mataram-nas brutalmente. Incluía crianças de 6 e 7 anos. Sim, eles continuam a sequestrar as crianças, mas eles também estão deliberadamente matando as crianças quando não têm utilidade ao LRA.
"

Transcrição e tradução: Gustavo K-fé Frederico

No comments: