FB_init

Tuesday, January 29, 2008

Livro: O Cristão e a Cultura

Repassando comentários da minha mãe:

Acabo de ler um livro muito bom: "O Cristão e a Cultura" de Michael S. Horton da Editora Cultura Cristã (São Paulo, 1998). O autor é americano, mas estudou em Oxford, o que faz toda a diferença. Ele prova que a Reforma refez a idéia de que tudo o que está relacionado à igreja é sagrado e o que está relacionado com trabalho é secular. Ele diz que as esferas são distintas, mas o Deus é o mesmo que atua lá e cá.

Título em inglês: "Where in World is the Church?"

P. 140

"Enquanto a tendência medieval e até certo ponto pietista é chamar o crente para fora do mundo e para dentro das atividades da igreja, a abordagem reformada é ver todas as atividades relacionadas com a igreja como sendo estações de "reabastecimento" para o serviço verdadeiro que se faz dentro do mundo. Não devemos colocar as pessoas que trabalham diligentemente na sua vocação em uma viagem de culpa porque não conseguem assistir todas as atividades relacionadas com a igreja ou por não se oferecerem para as tarefas ligadas à igreja. É a igreja que serve ao cristão para que o cristão possa servir a Deus dentro do mundo."

P. 196

"Muitas pessoas que hoje não freqüentam igrejas foram criados em ambientes restritos, legalistas e dogmáticos onde não se podia fazer perguntas, duvidar, objetar ou decidir quanto a seu comportamento pessoal. mas esse sentimento vai além da mera reação: é parte da natureza humana, desde a Queda, cantar como Frank Sinatra: 'I did it my way'."


P. 200

"...encontramos decadência na própria igreja e maior interesse no sucesso do que na fidelidade.

Se queremos ver uma transformação da cultura, temos que primeiro olhar para o corpo de Cristo, a começar em nossas próprias famílias [...] Não estou sugerindo que deixemos nossas preocupações seculares e tornemo-nos trabalhadores dentro da igreja[...] Antes de recuperar a cultura, temos que recuperar a pureza da doutrina e vida.

A Reforma não começou para mudar a cultura, mas é atribuída a ela o surgimento da democracia e dos direitos humanos, ciência moderna, reavivamento das artes e letras, fundamento de algumas das principais universidades do mundo, a semeadura do movimento missionário e visões libertadoras de trabalho, lazer e família."


Este livro vai para a coleção sobre a conversa emer-gente no site emergente.pbwiki.com

3 comments:

Leo Tody said...

Muito legal o Blog Gustavo..
vou voltar mais vezes..

Carolina said...

Olá Gustavo...

Este livro parece muito interessante....seu blog quebra alguns conceitos ou pré-conceitos que existem na 'esfera religiosa', acho que por isso me identifiquei com ele.....gostaria que escrevesse um post contanto quando aceitou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e o que mudou ou melhorou desde então.

abç,
Carolina

Carolina said...

Vou adicioná-lo em meu blog

http://brasil-ca.blogspot.com/

abç
Carolina