FB_init

Wednesday, January 16, 2008

Arquitetura do templo

É interessante como a arquitetura do templo expressa a teologia da igreja. Estou lendo um livro chamado The Shaping of Things to Come: Innovation and Mission for the 21 Century Church, de Michael Frost e Alan Hirsch. É muito bom, recomendo. Não é sobre arquitetura, mas li uns parágrafos sobre arquitetura. Também estava ouvindo um podcast muito bom sobre a igreja emergente do Emergent Village , onde Tony Jones fez um comentário sobre bancos na igreja.
A idéia básica é a seguinte: a maioria dos nossos templos tem bancos onde uma pessoa fica olhando pra nuca da outra. Esta disposição exalta o pregador. A figura do pregador (profissional) em si já vai contra o sacerdócio universal, na prática. A disposição dos bancos poda o diálogo. Isto mostra como na nossa teologia estamos interessados em convencer e empurrar idéias goela abaixo das pessoas, sem interagir, conhecer as histórias das pessoas, ou se envolver com a vida das pessoas (bem diferente do que Jesus fez). Foi interessante ouvir Tony Jones descrevendo sua igreja, o Solomon's Porch. Promovendo a participação de todos, e o sacerdócio universal, eles não têm microfones. Outra coisa: eles falam de costumes sociais e dos móveis dentro do templo. Por exemplo, o banco condiciona a pessoa a vir, sentar e ficar quieta ouvindo. Os sofás estimulam as pessoas a virem, se sentirem num ambiente amigável, e a 'se abrir'.
Veja trechos que mostram a arquitetura do ambiente aqui, neste vídeo do Youtube.

abraços,
K-fé

1 comment:

Alysson Amorim said...

Cara,

Semana passada fiquei embriagado com a beleza de uma capelinha minúscula que esculpiram lá no Cristo Redentor (Rio).

É tendência do protestantismo brasileiro cuspir na arte como algo sem valor. Daí nossas "Igrejas" quadradas e sem graça.

Gostei do texto.

Abraços.