FB_init

Thursday, January 27, 2011

Salvando llamas para Jesus - parte 1



É ou não é uma afirmação política essa de Jesus?

Lucas 4.18   "O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos".

E vejamos também:

Mateus 25.36c "Estava na cadeia, e foram me visitar."

Por que Jesus estaria preso? O que teria Jesus transgregido para ser preso? Crime político? Crime ambiental? Crime moral? Preso injustamente? Não podemos considerar os sistemas judiciários imparciais e justos nos dias de hoje. Hoje em dia não raramente pessoas são presas por suas ideias políticas. Essa semana mesmo temos prisões no Egito de centenas de pessoas (700 foi o número de ontem) que se reuniram para protestar. Imagine as consequências de visitar um preso. Imagine essa visita nos tempos de Jesus, quando poderes judiciário e executivo não eram tão distintos quanto hoje. Pense no visitante associando-se ao preso e em como os poderosos da época perceberiam o visitante.
Certa vez ouvi uma pessoa falando o famoso chavão: que Deus ama o pecador mas odeia o pecado. Assim, essa pessoa não queria apoiar criminosos. Nessa passagem de Mateus, Jesus é o criminoso. E ele espera que o visitemos. Caso contrário, ouviremos "Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!" 
Meu amigo do trabalho essa semana estava conversando comigo. Estava comentando sua leitura de Foucault: Histoire de la folie à l'âge classique (História da Loucura no Brasil, Madness and Civilization em Inglês). Diz meu amigo que Foucault caracteriza uma sociedade pela maneira como ela trata dos marginalizados. 

No comments: