FB_init

Friday, July 03, 2009

VoIP - Configuração caseira

Eu cheguei em Brasília com meu aparelho de VoIP debaixo do braço. Sabia que o provedor de acesso à Internet - BR Turbo - na casa onde ia ficar tinha um 'programinha' que pedia usuário e senha para conectar, mas não sabia ao certo que autenticação era essa.

Como diria Jack, vamos por partes.

No Canadá, a coisa funcionava de forma mais ou menos simples.


No Canadá eu tive que habilitar umas portas UDP no firewall pro SIP.

No Brasil, descobri que a chave da coisa era o PPPoE. O PPPoE é o protocolo padrão de autenticação do meu ISP - no caso a BR Turbo. Como o PAP2 não 'fala' PPPoE, tive que pôr um outro roteador como cliente do roteador 'principal' que falava PPPoE. Minha primeira tentativa, no entanto, não funcionou:
Não precisei abrir portas UDP no Brasil.

O problema do esquema acima é que o servidor do outro lado do modem não conseguia estabelecer várias sessões de PPPoE com os vários clientes. Alguns clientes conseguiam estabelecer a sessão, mas o servidor 'bloqueava' ou 'desconsiderava' novas sessões.

Portanto, simplifiquei a coisa na segunda configuração, que é a configuração final. Como um dos roteadores já falava PPPoE, deixei só esse roteador, que é também um roteador wireless. A configuração final ficou assim:




No comments: