FB_init

Saturday, January 28, 2012

Comunidade Bijou Street: Anabatistas na Babilônia - parte 1

Tradução de trecho do livro "Widening the Circle: Experiments in Christian Discipleship".

Comunidade Bijou Street: Anabatistas na Babilônia ("Bijou Street Community: Anabaptists in Babylon")
Por Mary e Peter Sprunger-Froese

Em Novembro de 1978, nós começamos uma caminhada comunitária. Hoje, 35 anos depois, nós continuamos amando, aprendendo, persistindo e resistindo com uma comunidade de fé intencional em Colorado Springs [Estados Unidos]. Às vezes desgastados e com medo, às vezes esperançosos e determinados, nós damos graças por uma base Cristã nessa Meca militar. Nós anseiamos por mais - por igrejas, congregações que andem conosco, com quem possamos lutar, apoiar, discernir e servir - em uma cidade imersa em patriotismo Americano, cercada por cinco bases militares, inventada com pressuposições e instituições militares. Igrejas locais e organizações para-eclesiásticas enchem oito páginas nas nossas páginas amarelas. Quase unânime, elas apoiam e até animam esta realidade militar. Nós anseiamos por luz e testemunhas de um corpo que reconcilie todas as coisas em Cristo, que redima aqueles deixados de fora, e que resista a "César" e a seu império.

  Recém casados, visitamos Colorado Springs em Novembro de 1978. Estávamos associados à nossa amiga Hedy Sawadsky [...].
  Por várias horas ouvimos falar da comunidade Weber Street. Os dois casais mantinham um sopão e uma casa-abrigo para sem-tetos, enquanto protestavam ativamente [contra a] guerra e orando por paz. Eles se inspiravam no movimento Catholic Worker [Trabalhador Católico] - comunidades seguindo o exemplo de Dorothy Day e Peter Maurin, pacifistas Católicos que viviam entre os pobres enquanto advogavam e amotinavam por uma "nova sociedade dentro da casca da velha".
  Steve e Mary Lynn haviam apoiado objetores de consciência durante a Guerra do Vietnã. Steve era um ex-padre que perdeu suas credenciais por causa da reação negativa por seus esforços anti-guerra enquanto servia a uma congregação com muitos membros militares - a norma em Colorando Springs, o que viríamos a descobrir. A comunidade buscava ser uma testemunha de paz de várias formas. Steve e Mary Lynn iam a uma paróquia Católica, e Larry e Laurie [Hesed] eram membros de uma igreja Menonita. Eles deixavam claro que essa era uma comunidade de  "trabalho", não uma igreja. Um entendimento comum dos evangelhos era a base para sua visão e trabalho. A participação em igreja podia ser escolhida como cada pessoa quisesse.
  Essa comunidade tinha uma bolsa comum de dinheiro e recursos compartilhados, e membros da comunidade tinham empregos de meio-período para manterem-se e viverem abaixo do nível de impostos como resistentes e advogados de um modo de viver simples.


Tradução de Gustavo K-fé Frederico

(leia também a parte 2)

No comments: