FB_init

Thursday, April 09, 2009

Conversa emergente no Brasil

Esses dias estava pensando sobre "igreja emergente" no Brasil. Parece-me que às vezes há uma expectativa de ver algo concreto. De ver finalmente igrejas com letreiros em neon escrito "Primeira Igreja Emergente de Piracicaba".
Estava lendo pela nona ou décima vez o capítulo que Brian McLaren escreveu no livro An Emerging Manifesto of Hope. Esse é um dos vários livros que deveriam ser traduzidos para o Português. No seu capítulo excelente, Brian comenta en passant sobre como a conversa emergente se desenvolve nas margens, ortogonal às denominações e movimentos. Por lo tanto não devemos esperar uma igreja emergente sectária, como que dividindo o bolo entre independentes, históricos, de-missão e emergentes. Já comentei sobre idéia similar ao escrever sobre a origem da "conversa emergente" nos Estados Unidos, que também vai além de denominações.
Citando o teólogo africano Kenzo, Brian explica que o outro lado da moeda, por assim dizer, do Emergent do Norte são as teologias pós-coloniais do Sul, incluindo a Missão Integral na América Latina. Faz o máximo de sentido para mim. Para mim, a conversa emergente no Brasil deve andar junta com a Missão Integral. Talvez minha linha de raciocínio seja simplista, mas é o que eu tenho: a conversa emergente surge com uma aguda percepção da cultura e realidade ao seu redor. E a única teologia que está sensível à realidade ao seu redor no contexto latinoamericano nessa conjuntura histórica que eu conheça é a Missão Integral.
A palavra "rótulo" parece invocar sentimentos de ojeriza entre alguns. Se alguém puder falar um pouco mais sobre esse medo/receio de rótulos, por favor faça-o. Gostaria de ouvir. Então lembro-me de Adão. Adão foi o primeiro ontólogo, cujo cliente foi Deus. Deus comissionou Adão a dar nome a tudo. Se ajuda o leitor, substitua "rótulo" por "categoria". Para mim é a mesma coisa. Os rótulos nos ajudam com identidade. Nos ajudam a associar idéias e pessoas. E isso é bom. Ficarei feliz enquanto o "rótulo" emergente estiver ajudando a igreja no Brasil a emergir. Ficarei feliz enquanto o termo emergente for inclusivo o suficiente para reunir e promover os mais variados grupos interessados no Reino de Deus. Precisa haver mais pretensão do que isso?
Lendo nas entrelinhas, a expectativa de ver em letreiro neon "Primeira Igreja Emergente de Piracicaba" parece-me conter a pressuposição de transladar o tradicional conceito de igreja para a conversa emergente. A saber, que assim surgem igrejas: você reúne pessoas, você vende o peixe para o grupo, e você inaugura a igreja com um letreiro na fachada. Enquanto não houver letreiro, não há igreja.
Ao mesmo tempo, tenho interesse em ajudar comunidades de fé emergentes a nascerem como puder, apesar das minhas várias limitações. Me alegro ao ver as sementes de mostarda sendo plantadas. Quero convidar a tod@s a participarem também dessa conversa com essa alegria, lembrando que é mais conversa (no bom sentido) que igreja.

No comments: