FB_init

Thursday, June 03, 2010

Tuitões - consulta FTL-B - para Orivaldo Júnior

Gostei de ouvi-lo, sr Orivaldo. Fui encorajado de ouvir de seu exemplo de subir o morro. Como tive a oportunidade de comentar com o senhor, o Cristianismo não deveria ter a arrogância de se ver como o principal  agente contribuidor de formação da cultura ocidental. Não esqueçamos do Islamismo e suas inúmeras contribuições para as Ciências Humanas e Exatas na Europa. E também não atribuamos assim tão rapidamente as glórias da cultura ocidental ao Cristianismo: essa correlação deve ser mais criteriosamente provada antes de ser assumida (conforme afirma a Religião do Monstro de Espaguete Voador, o aquecimento global é causado pelo declínio no número de piratas no mundo). Lembremos de Auschwitz sob as barbas de uma Europa cristã.
  E permita-me lembrar que embora devamos fazer certamente uma crítica ao pensamento Cartesiano e à parte da Teologia que herda essas taxonomias platônicas, as melhores alternativas ao meu ver são novos mapas frágeis que incluem reconfigurações mais radicais além das taxonomias.
  Fico um pouco preocupado com expressões como "dar as cartas", como se os evangélicos tivessem ainda uma agenda de tomada de poder, ou ainda reforçando o binômio Cristianismo - cultura-ocidental-vitoriosa. Provas: Bartolomé de las Casas.

No comments: