FB_init

Tuesday, September 08, 2009

Problemática & Solucionática Ética Para Igrejas

Problema: Hoje qualquer um se chama "evangélico". Sai por aí passando cheque sem fundo, furando fila, puxando saco no trabalho, etc. O problema é que por associação quem leva a fama de trambiqueiro é você que também se chama de evangélico. Essa associação sempre existe e você está ligado a essas pessoas pela palavra "evangélico".

Solução para o problema: Igrejas adotam um Código de Ética. Assim começam a evitar a associação com esse pessoal. Esse Código de Ética deve ser elaborado pela igreja ou denominação.

Aqui estão alguns exemplos do que pode entrar nesse Código de Ética:
- Os membros se comprometem a ter comportamentos idôneos e transparentes.
- A igreja se compromete a ser transparente nas suas contas. Publica em murais, no boletim e no site (se tiver) as contas. Usar o retroprojetor ( o mesmo que projeta as letras das músicas) também com gráficos coloridos.
- Uma auditoria independente das finanças da igreja é realizada uma vez por ano. Os resultados são publicados visivelmente em murais na igreja e no boletim.
- De vez em quando (talvez em sessão) a igreja compara os gastos com suas prioridades.
- Na Escola Bíblica Dominical pelo menos duas vezes por ano pegam-se o orçamento e os gastos e discutem-se as prioridades.
- Ao aceitar membros na igreja, perguntar sobre o status. Pedir declaração pública de que "tudo está no seu lugar".
- O pastor não é visto como alguém especial, mas como alguém comum. Deve ter salário não muito acima da média da igreja.
- Pelo menos duas vezes por ano a igreja 'abre as portas para a comunidade' não pra dar sermão neles, mas para ouvir os problemas do bairro e perguntar como a igreja pode se envolver. Mostrar os gastos e orçamento para a comunidade e conversar a lista de prioridades (em mão dupla, ouvindo a comunidade).
- Convidar estudantes de filosofia de vez em quando como estagiários para fazer auditoria e conversar com as pessoas. Usar o espaço da Escola Bíblica Dominical para discutir temas pautados pelo estagiário.
- 'Ensinar' ética na Escola Bíblica Dominical (principalmente para crianças). Usar bastante exemplos.

4 comments:

Anyul said...

I was wondering if I could translate this post to spanish and post it in my blog and send you a copy to you mail.

Gսstav໐ Frederic০ said...

Sure! Be my guest!

un abrazo,

Gustavo

Bruno Germano said...

Cara, legal essa sua visão e opinião, mas não acho que é solução e também nao acredito que essa é a vontade de Deus. Nosso Deus nos da liberdade de escolher e o mais importante, ele nos livra de todo o mal. Criando um código de etica estaríamos fazendo o estatuto do nosso clubinho e igreja nao é um clubinho.
Acredito muito no ensino bíblico, investimentos em ensino do evangelho e da doutrina, isso sim traz crescimento tanto espiritual quanto moral para a pessoa, nao que essas coisas sejam separadas, pelo contrário somos um ser só.
Abarços

Gսstav໐ Frederic০ said...

De que forma exatamente iria uma adoção de código de ética por uma igreja transformá-la em clubinho?
O ensino bíblico e a doutrina não garantem uma boa conduta ética. Por exemplo, no seminário Batista aqui - que seria o lugar onde mais há ensino bíblico - quebraram a senha do meu amigo, e acham isso super normal. Você acha que não é da vontade de Deus que haja ética na igreja?