FB_init

Tuesday, September 29, 2009

Pós-modernismo & teologia na América Latina

Teologia Prática e práticas pastorais na América Latina
(capítulo 5)

Danilo R. Streck escreve:
"Enrique Dussel propõe o conceito 'transmodernidade' para caracterizar a necessidade de se avançar para além da modernidade, valorizando o seu núcleo racional potencialmente libertador, mas questionando o 'mito irracional' moderno que legitimou a conquista européia. Luís Britto García vê o pós-moderno latino-americano como 'contramoderno', neste sentido já presente na história latino-americana desde Bartolomeu de las Casas e outros que defendiam a causa dos pobres e fracos. "
" ... carta do 8o Encontro Intereclesial de CEBs, em 1992:
'Nestes dias refletimos sobre os últimos 500 anos da história do Continente, e constatamos que foram um longo cativeiro, mais longo que o cativeiro da Babilônia. Os opressores diziam que nossos deuses eram falsos; nossos ritos, superstição; nossos mitos, heresia; nossos costumes, pecado. As mulheres continuam sendo tratadas como objetos. Fomos espancados e marginalizados, e fizeram de nós um povo de migrantes. [...]'
"
"O fato é que a modernidade européia não é alheia à nossa história, uma vez que em grande parte foi construída sobre a exploração do novo mundo 'descoberto'. Em outras palavras, a América Latina, de diferentes formas através de sua história, sofreu a modernidade."
"A ambigüidade é apontada por Alberto Moreira como um traço que caracteriza todo o processo de modernidade. Ele pergunta: 'Por que a Modernidade, tendo nascido de ideais tão nobres como liberdade, igualdade e fraternidade, conduziu às aberrações mais anti-humanas que já conheceu a história?' Para ele, essas aberrações não são uma conseqüência necessária da modernidade. Pelo contrário, seria possível ver nascer um novo perfil de humanidade a partir dessas contradições ou ambigüidades, só que através dos setores excluídos ou marginalizados do proceso."

1 comment:

Nelson Costa said...

Essa novela está para se repetir de novo, espero que a liberdade e não as aberrações sejam abraçadas.

Excelente material!