FB_init

Tuesday, September 11, 2007

Livro: Culto Cristão através do Mundo ("Christian Worship Worldwide")



Christian Worship Worldwide: Expanding Horizons, Deepening Practices (Institute of Christian Worship Liturgical Series) (Paperback) by Charles E. Farhadian (Editor)





Publisher: Wm. B. Eerdmans Publishing Company (August 30, 2007)
(em Inglês)
ISBN-10: 0802828531
ISBN-13: 978-0802828538



Só tive acesso ao livro por poucas horas, mas gostei bastante do conteúdo. Por isso o comentário aqui faz referência somente a partes do livro. É um livro acadêmico.

Comecemos pela introdução. "Beyond Lambs and Logos: Christianity, Cultures, and Worship Worldwide" por Charles E. Farhadian.
Tradução do Anjo Raoni:
"Como podemos mapear uma nova geografia do culto global?

Hoje, o Cristianismo é um movimento pós-Ocidental com um renascimento forte no mundo não-Ocidental, onde a grande maioria de cristãos vive agora. [...] Acadêmicos religiosos, missiólogos, historiadores e antropologistas cada vez mais apontam a enorme mudança de números na direção do sul como sendo de tal importância social e religiosa que muitos prevêem que estamos entrando numa nova era do Cristianismo: uma revolução na maneira de ver o Cristianismo.

[...]
À nossa frente está um oceano de mudanças na própria forma em que o Cristianismo será concebido à medida em que é recontextualizado e ressurge de culturas não-Ocidentais. As maiores comunidades cristãs nas próximas décadas não estarão mais nas regiões Euro-Norteamericanas, mas ao invés na América Latina, Ásia e África, com os maiores números de Cristãos morando nos Estados Unidos, Brasil, México, Filipinas, Nigéria, Zaire (República Democrática do Congo), e Etiópia. Nós devemos reconhecer este novo relevo global do cristianismo não-Ocidental. O Ocidente não ocupa mais o centro de gravidade em torno do qual as igrejas não-Ocidentais cristãs orbitam. No passado, práticas de culto não-Ocidentais cristãs eram comumente legitimadas por suas características Ocidentais - mesmo estando as comunidades não-Ocidentais histórica e culturamente mais próximas do local de nascimento do Cristianismo. Não mais. A expansão através do mundo todo do Cristianismo não deixou em seu rastro nem centros nem uma agenda cultura particular. Ao contrário, comunidades de culto de todos os tipos se encontram em grande desfile de contextos culturais que glorificam a Deus de formas diferentes. "

É interessante mesmo ver a mudança em números para o sul. Os continentes citados contêm em sua maioria países subdesenvolvidos. Se o Brasil for um país com um grande número de cristãos no mundo então ele terá uma grande responsabilidade de expressar e representar os valores do cristianismo. No culto, ainda temos muitos moldes americanos e muitas falhas teológicas e práticas. Será que a quantidade maior de cristãos vai ajudar na qualidade do culto e da sociedade? Sobre culto, penso que temos uma boa oportunidade de incorporarmos elementos que falam aos brasileiros e que os ajudarão a melhor experimentar o metafísico.

O capítulo que merece atenção é o "Worship and Culture in Latin America", por Miguel A. Palomino e Samuel Escobar. Vou comentá-lo em outro post.

No comments: