FB_init

Saturday, September 22, 2007

Culto Alternativo: Recursos da Igreja Emergente e para a Igreja Emergente


Estou lendo o livro "Alternative Worship: Resources from and for the Emerging Church" de Jonny Baker e Doug Gay

Editora: Baker Books (1o de Fevereiro de 2004) ISBN-10: 0801091705 ISBN-13: 978-0801091704

É um livro excelente. Das 158 páginas, 125 são de exemplos e sugestões práticas. O prefácio (escrito por Sally Morgenthaler, fundadora do sacramentis.com) é muito bom. É interessante ver como ela pesquisa e cita números e fontes sobre o declínio dos números das igrejas nos Estados Unidos. Embora Sally volta e meia comente sobre tendências emergentes com uma ótica um pouco mais norteamericana, o livro em si tem uma ótica mais britânica (o que é muito bom).
É o capítulo de introdução do livro que mata a pau. Os autores conseguem em 10 páginas descrever o contexto em que surgiram os 'alt worships' na Inglaterra. Isso inclui o contexto histórico dos cultos. Discute características dos cultos 'pós-modernos' (um tanto específico para o caso Inglês, tenho que admitir. Mas não fica menos interessante por isso.) Ao repensar o papel do sermão no culto, citam os trabalhos de Walter Brueggemann, Walter Wink, Elisabeth Schüssler Fiorenza e Phyllis Trible. Me impressionei bastante também como que as pessoas envolvidas nos alt worships pesquisam. É uma grande pena que os pastores brasileiros não estudem bem o culto cristão, mesmo com altos salários quando comparados com a população em geral, com muito mais tempo do que a maioria das pessoas da congregação. Por exemplo, recursos publicados nos Estados Unidos eram rapidamente acessados na Inglaterra e aplicados à liturgia. Foi o caso citado da publicação Imaging the Word patrocinada pelas universidades cristãs de Yale e Texas, sendo logo depois utilizada. Trabalhos recentes nas teologias da liberação, política e feminista também eram consultados. ( Os pastores brasileiros talvez tenham uma educação de base que não fomenta o estudo e a leitura. É muito triste. Fica então o desafio à maioria das igrejas brasileiras de repensarem suas estruturas eclesiásticas na busca de alternativas práticas.)
O uso da tecnologia nos cultos é algo muito interessante. O livro vem com um CD-ROM. E as últimas páginas do livro contêm 100 (isso, cem) fontes de recursos para cultos, incluindo CDs, livros sobre liturgia, livros sobre teologia do culto e prática, livros sobre cultura contemporânea, bibliotecas de imagens e websites.
As sugestões para cultos são organizadas em 4 partes:
1- Advento e Natal
2- Quaresma
3- Páscoa
4- Pentecostes

Cada parte é subdividida entre recursos e rituais.

Recomendo muito. Penso que os Brasileiros precisam ter algum ponta-pé inicial que contextualize os cultos. Onde estão as publicações? Não só os pastores são mal treinados e orientados nessa área, mas não há muitas publicações a respeito em Português. Quando teremos o livro em Português?

- Gustavo

No comments: