FB_init

Sunday, April 28, 2013

Profissão de Falta de Fé

 
   É de costume nas igrejas aceitar o catecúmeno mediante a Profissão de Fé. Pois esta é a minha Profissão de Falta de Fé.
   Falta-me a fé porque explicar o que não consigo ver soa-me bobinho. Falta-me a fé porque vi um pouco das barbáries e horrores que o ser humano pode cometer com fé demais. Falta-me a fé porque delegar a própria responsabilidade a um ser externo soa-me eticamente condenável. Se vocês virem fé ou fézes em mim será ilusão. Serão seus óculos sujos. Talvez porque eu insista em viver esta vida. Será talvez porque existam passarinhos, borboletas, crianças e poetas.
   Ora, deixemos a fé pra lá. Vamos mudar o mundo. Vamos dançar. Vamos fazer um bolo de chocolate juntos.
   Se vossa comunidade for aberta o suficiente para me incluir tal qual estou, apesar da minha Profissão de Falta de Fé, ficarei contente. Riremos e choraremos. Mas tenho quase certeza que a Liberdade não deixará me circunscrever. Porque o vento soprará onde quiser. (E não falem pra ninguém, mas de vez em quando a loucura, o absurdo e o Nada saem da escuridão).
   Combinemos o seguinte: deixemos pra lá o Rol de Membros e vamos fazer o bolo de chocolate. Mas tem que ser hoje, porque amanhã pode ser muito tarde.

Monday, April 22, 2013

Julgamento de Efraín Rios Montt na Guatemala - A simbiose entre evangélicos e a política


Para ler notícias recentes do julgamento de Efraín Rios Montt na Guatemala, veja a hashtag #GenocideGT no Twitter ou acesse
https://twitter.com/search?q=%23GenocideGT&src=typd

Ou acesse a hashtag #RiosMonttTrial Twitter ou acesse
https://twitter.com/search?q=%23RiosMonttTrial&src=hash

Ou siga @PlazaPublicaGT no Twitter ou acesse
https://twitter.com/PlazaPublicaGT

Documentação sobre relação entre Rios Montt e evangélicos americanos:
http://www.talk2action.org/story/2012/3/5/133636/9012


31/Jan/1983 : Pat Robertson no seu programa de TV "700 Club" defende Rios Montt, de quem é amigo pessoal:
(O programa do tele-evangelista Pat Robertson chegou a 3,1 milhões de telespectadores na Guatemala. A opção pelos pobres dos católicos viraram pedra no sapato de Rios Montt. A espiritualidade dos evangélicos caiu como uma luva)

Luis Palau em um culto em 25 de Novembro de 1982 para 750,000 pessoas chamou Rios Montt de "ungido de Deus" no seu sermão:
http://marioenelblog.blogspot.ca/2012/01/rios-montt-el-ungido-de-dios.html

Esta tese de Mestrado detalha a relação de Rios Montt com evangélicos:
http://athenaeum.libs.uga.edu/bitstream/handle/10724/12507/scott_blake_c_200805_ma.pdf?sequence=1
Entrevista com o jornalista Allan Nairn implica atual presidente Molina.
http://www.democracynow.org/2013/4/19/exclusive_allan_nairn_exposes_role_of
Os testemunhos tanto dos índios Ixil quanto de Allan são impressionantes. Caracterizam realmente o massacre sistematizado e generalizado.
Por causa desta implicação recente, Molina acionou o "STF" guatelalteco e tentaram anular o atual processo de Rios Montt semana passada. Inclusive Allan Nairn iria testemunhar. A juíza, porém, tenta continuar com o processo.

Wednesday, April 17, 2013

Chute a Encheção de Linguiça


Chute a encheção de linguiça. Especialmente a encheção de linguiça daquelas pessoas que dizem saber muito sobre religião.
  No vídeo "The Making of Jurassic Park", Steven Spielberg tem a ideia de fazer a água no copo vibrar. O encarregado dos efeitos sonoros então consulta vários especialistas: Engenheiros de Som, Físicos e outras pessoas cultas no assunto. Nada funciona. Na noite anterior da filmagem, tenta de tudo em casa. Sabe o que funciona? Tocar violão. E foi assim que fizeram a cena: alguém tocou as cordas de violão embaixo do carro pra fazer a água no copo vibrar com círculos concêntricos.
  Essa é a impressão que eu tenho de "teologia" cada vez mais. São sistemas complicados pra explicar o inexplicável e não me convencem. Dão nó em pingo d'água. Os "curtos-circuitos" na linguagem me dão pena. Os pacotes de ideias enlatadas vencem antes do prazo. Prefiro o frigir dos ovos. Prefiro aquelas conversas que vêm do coração.
  Aqui está o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vxiKz8BJICU&t=25m43s