FB_init

Saturday, November 06, 2010

Pequenas notas sobre pluralismo religioso

Hoje teve aqui em Brasília um congresso chamado 'Visão 2010' que aconteceu na igreja presbiteriana do Planalto. Teve um painel com o tema do pluralismo religioso. O título era algo como 'Exclusivismo, Inclusivismo e Pluralismo religioso'. Na mesa: Caroline Soares, Rev. Rubem Amorese, Rev. José Sipaúba da Costa Júnior e Marcela Campos. Acho o tema muito importante.
  Embora eu tenha uma opinião um tanto mais plural do que a mesa, gostei das colocações. Aqui eu elaboro um pouco mais um comentário meu.
  Começo com Mateus 25, onde os discípulos não percebem quando viram Jesus (39). E Jesus diz que "quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram". Isto é, Jesus está disfarçado no faminto, sedento, no refugiado, no doente e na pessoa presa. Isto é, Jesus está disfarçado em todos os que sofrem.
  Quando falamos sobre inclusão, exclusão e pluralidade, falamos de limites, de fronteiras (amigo Felipe Fanuel: Tillich tem algo a dizer aqui?). Quais são os critérios para defender "os de dentro" e "os de fora"?
  Em Mateus 25 vejo um critério de pertencimento (isto é, Cristo na pessoa), mas não um critério de exclusão. Esse critério de pertencimento, neste caso, é o sofrimento.
  Contudo, o critério nominal religioso acaba sendo mais prontamente assumido. Isto é, quando se fala 'há salvação fora de Cristo?' as pessoas muito rapidamente acabam pensando em fronteiras das religiões: cristianismo, Espiritismo, ateísmo, agnosticismo, catolicismo, etc. A situação interessante seria quando misturamos esses critérios. Por exemplo, poderia Jesus estar disfarçado de um Espírita preso? Ou disfarçado de um pajé faminto? Ou disfarçado de um pai-de-santo doente?
  Ainda sobre esse Jesus escondido, lembro de duas outras passagens - dentre outras - nos evangelhos em que Jesus é confundido por outra pessoa. (Aliás, parando para pensar, existem várias passagens em que a identidade de Jesus é confundida). Buenas, Jesus é confundido com um jardineiro logo após a sua ressurreição. E Jesus continua escondido por várias horas sem ser percebido pelos dois discípulos no caminho de Emaús.

1 comment:

Julia said...

Oi! Descobri seu blog lendo um comentário seu no PavaBlog, onde voce diz que nao acha que homossexualidade seja pecado. Movida pela mesma opiniao resolvi visitar seu blog, e eis que me deparo com esse artigo. Expressou de forma simples uma das coisas que tenho pensado nos ultimos meses, fiquei feliz em encontrar mais alguem aqui na Blogosfera que pense da mesma maneira! Que Deus continue abrindo seus olhos e iluminando sua mente, para revelar as verdades ocultas. Se puder, gostaria de continuar conversando com voce via e-mail/msn, para manter contato. Beijos, Julia. (julia.adiv@hotmail.com)