FB_init

Friday, December 10, 2010

Sobre religião e identidade

  Pensando sobre religião e identidade, formulo a seguinte pergunta: quais critérios usar para falar da identidade Cristã?
  Vejamos, o Cristianismo não se define etnicamente. Referências:
1- Adão. Qual foi a etnia de Adão? (Gênesis 2)
2- Raabe não era israelita (Josué 2)
3- A pregação de Jonas (Que foi curta!) (Jonas 3). O povo de Níneve creu rapidinho. Já os israelitas...
4- O bom Samaritano (Lucas 10)
5- O Eunuco etíope (Atos 8)
6- A visão de Pedro com  o lençol descendo. Os judeus começam a entender que a salvação não é só para sua etnia. (Atos 10)

Agora a pergunta difícil: o Cristianismo se define religiosamente? A parábola do bom Samaritano ajuda-nos novamente. O Samaritano, além de ser da etnia "errada", era herege. A expressão sadia de religiosidade ganhou significado não com uma identidade religiosa definida a priori (levita e sacerdote na parábola), mas no ato de empatia com o que sofre. Isto é, tornou-se uma identidade religiosa a posteriori, advinda da empatia no termo mais humano possível.

Saturday, December 04, 2010

Para além da cristandade

“[Para além da cristandade,] há uma religião verdadeiramente cristã, sem dogmas (Deus, o chamamos pai, mas podemos também chamá-lo mãe; os padres são homens, mas poderiam ser também mulheres), fundada na fé e na esperança de que com a caridade se realiza verdadeiramente o reino de Deus, começando por este mundo. [...] O verdadeiro ecumenismo cristão se realizará quando o próprio cristianismo compreender que deve abater as barreiras que ele mesmo criou – e que o pontificado atual parece querer cada vez mais solidificar: aqui nós, cristãos, lá, o Islã malvado; aqui os normais, lá, os gays e os diferentes. A tarefa dos cristãos não é converter os outros e fazêlos tornarem-se como nós; mas começar a liquidar a própria (pretensão de) identidade, para acolher a todos.” (Vattimo, in “O cristianismo e a ultramodernidade”, IHU on-line, citado no artigo "O cristianismo não-religioso de Bonhoeffer e Vattimo", por Suzel Tunes )


#qcnfs
#csnome