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Monday, May 17, 2010

Conversa Sem Nome: Debate: Filosofia e Religião no contexto da América Latina


Amigas, amigos,
   Esta é a transcrição do debate promovido pela Conversa Sem Nome sobre Filosofia e Religião no contexto da América Latina no dia 15 de Maio de 2010. Os debatedores foram Felipe Fanuel X. Rodrigues e Alysson Amorim.
   O debate foi muito proveitoso. Foram convidados também outros debatedores da área da Filosofia propriamente dita que não puderam infelizmente participar conosco. Assim mais naturalmente a conversa tomou seu próprio rumo. Ao meu ver o debate atingiu seu objetivo de ser profundo ao mesmo tempo que acessível.
   Aqui está então a transcrição.



 
Gustavo > Ok, o Felipe Fanuel deve entrar a qualquer hora. Eu vou fazendo a introdução

Gustavo > Benvindo a todos

Gustavo > Benvindo ao Alysson, nosso debatedor oficial da noite.

Gustavo > Esse é o debate inaugural por assim dizer da Conversa Sem Nome.

Alysson > Gracias

Gustavo > Escolhemos como tema Religião e Filosofia no contexto da América Latina.

Gustavo > Como é um tema amplo e como queremos ter interação,

Gustavo > convidamos os debatedores a começar seus relatos a partir de suas experiências pessoais

Gustavo > E chamamos a isso de debate porque espero que todos nós possamos nos debater

Gustavo > com nossas próprias ideias e as dos outros e outras.

Gustavo > Buenas

Gustavo > Deixem-me explicar então como vamos fazer a coisa.

Gustavo > Vamos ter 3 períodos. No primeiro período Felipe e Alysson, cada um por vez, falará sobre suas experiências ou pensamentos recentes nas áreas da Filosofia e/ou da Religião. Nesse primeiro período nós ouvimos 'ativamente'. Cada um deles terá no máximo 15 minutos.

Gustavo > No segundo período os debatedores e o Gustavo K-fé, que é o moderador, debatem-se por no máximo 20 minutos.

Gustavo > O terceiro período é o período das perguntas de todos para o Felipe e para o Alysson. Vamos tentar ter UMA PERGUNTA POR VEZ, para evitar de fragmentar demais a conversa.

Gustavo > Agora, o Felipe está tendo algum problema. Vou tentar ligar para ele e ver se posso ajudá-lo.

Gustavo > E isso é mais uma referência, uma sugestão. De maneira nenhuma queremos prender-nos a isso.

Gustavo > Alguém tem alguma pergunta nessa altura?

Patrick > o que é ouvir "ativamente"?

Gustavo > É ouvir e pensar

Turco > queria sugerir uma rápida biografia dos debatedores e a evolução do pensamento dos mesmos, se possível

Turco > sobre os assuntos, é óbvio, dentro da fala deles

Gustavo > Quem sabe, Alysson você poderia se apresentar?

Alysson > Beleza, vou fazendo isto.

Alysson > Como já disse, sou mineiro, de Belo Horizonte

Alysson > E já vou logo confessando: careço de formação em teologia e filosofia

Alysson > E minhas paixões maiores são, nesta exata ordem, literatura e história

Alysson > Sou formado em Direito

Alysson > Tenho 25 anos e trabalho no setor administrativo da Educação aqui em Belo Horizonte

Gustavo > Como havia explicado, Felipe, cada debatedor tem cerca de 15 minutos

Felipe > ok

Gustavo > para expôr suas reflexões recentes nas áreas de Teologia e Religião

Gustavo > Pode falar de reflexões pessoais

Gustavo > ou pode expandir para 'perguntas da rua', isto é, perguntas que nós brasileiros fazemos

Gustavo > sobre nosso contexto(s) social/sociais

Gustavo > Começamos portanto com o Alysson

Pedro - Jah é! > áreas de Teologia e Religião?

Pedro - Jah é! > eu tinha entendido que era Filosofia e Religião?

Felipe > ótimo

Gustavo > Alysson, com a palavra

Alysson > peço dois minutinhos, por favor

Gustavo > Prefere que o Felipe comece ?

Alysson > Não me importaria. Só estou ajustando o Wireless aqui para não ter mais problemas

Gustavo > Ok, começamos com o Felipe Fanuel, então. Você pode se apresentar, Felipe? Não tenha pressa.

Felipe > ok

Felipe > vamos lá

Felipe > Sou mineiro

Felipe > Do interior

Felipe > Vim para o Rio para estudar

Felipe > Percorrendo os caminhos drummondianos

Felipe > Somos conterrâneos.

Alysson > Desculpe interromper, tem que contar que é de Itabira

Felipe > :)

Felipe > hahahahah

Felipe > Meu orgulho

> Rolf & Brenda Fürstenau has been added to the conversation.

Alysson > Mas que agora é apenas uma fotografia na parede

Felipe > Sim

Felipe > Sou formado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e pelo Seminário Batista do Sul do Brasil.

Rolf & Brenda Fürstenau > ola

Felipe > Sou Mestre em Ciências da Religião tb pela Metodista.

Alysson > Opa

Felipe > E ano passado terminei a graduação e licenciatura em Letras - Inglês/Literaturas.

Felipe > Tb tive a felicidade de trabalhar como pastor auxiliar em uma igreja batista no subúrbuio do Rio de Janeiro.

Felipe > Religião para mim está no sangue.

Felipe > Sempre lembro de Paul Tillich, para quem a fé é algo incondicional.

> Anyul has been added to the conversation.

Felipe > Não podemos fugir de tudo isso.

Felipe > Vivo dizendo que não sei muito bem onde a minha vida vai dar.

Felipe > Acho que isso tem a ver com a própria noção de fé.

Felipe > É aquela ideia de pulo no abismo mesmo.

Paulo - Conversa Sem nome > Kierkegaard

Felipe > Sim, sim

Turco > salto da fé, chefe

Alysson > Sim

Felipe > Acho que minha vida é um verdadeiro pulo de abismo em abismo.

Felipe > E isso é de uma angústia inimaginável.

Felipe > A gente não pode desprezar este conflito que há entre nós.

Felipe > Quer dizer,

Felipe > A fé não é uma saída para nada.

Felipe > Ela abre muito mais do que fecha...

Felipe > traz crise muito mais do que segurança...

Felipe > dúvida, do que certeza...

Turco > :)

Felipe > abismo, do que chão...

Felipe > E sinceramente,

Felipe > a coisa mais difícil que tem sido para mim falar nos últimos meses é a seguinte frase:

Felipe > "o Espírito sopra aonde quer."

Felipe > É mto difícil aceitar que fé e dúvida são parte da mesma moeda.

Felipe > E o Espírito, na Teologia, é um elemento desestabilizador.

Felipe > Ele faz parte do caos sagrado.

Felipe > Deixar ser levado por este vento é simplesmente uma loucura.

Turco > :) a loucura do evangelho

Felipe > Voltando a Tillich, este bendito espírito, para ele, poderia ser lido como o "Princípio protestante".

Rolf & Brenda Fürstenau > vcs usam gtalk (gmail) / jabber?

Felipe > Por isso,

Felipe > não consigo separar teologia de experiência pessoal.

Felipe > Não sei onde uma termina e a outra inicia.

Felipe > É preciso falar de uma teologia com a nossa cara.

Felipe > Afinal, creio num Deus com a cara da gente.

Gustavo > ( Felipe, mais 3 minutos )

Felipe > Ótimo

Felipe > Uso apenas um.

> Nelson Edna has been added to the conversation.

Felipe > Lembro da teologia com a cor da minha terra da minha infância.

Felipe > Foi ali que eu descobri Jesus em meio à "mineiridade", para lembrar de uma poeta conterrânea de quem gosto muito.

Alysson > Adélia?

Felipe > Conceição Evaristo.

Felipe > Tudo que tenho hoje são memórias,

Felipe > recordações.

Felipe > Acho que crer é lembrar.

Felipe > Porque sofro de amnésia humana em relação à nossa herança divina.

Felipe > Period.

Gustavo > Obrigado, Felipe. Sei que vocês têm perguntas para o Felipe. Vão anotando aí. Vamos agora passar para o Alysson.

Alysson > Ok.

Gustavo > Alysson, poderia se apresentar novamente, pois temos novas pessoas?

Alysson > Sim.

Gustavo > (Muito obrigado, Felipe, logo mais voltamos ! )

Alysson > Dizia eu, antes de ser derrubado pela internet, que sou obrigado a fazer uma confissão: careço de formação em teologia ou filosofia e tenho como grandes paixões, nesta ordem, a literatura e a história.

Alysson > Sou conteterrâneo do Felipe, mas nascido em Belo Horizonte

Alysson > Formei-me pela PUC-MG em Direito

Alysson > Se aceitei participar de uma debate desta ordem é porque sei que estaria ao lado do Felipe, que na sua condição de teólogo e cientista da religião não se cansa de me deixar à vontade para falar de teologia e religião.

Felipe > :)

Alysson > Porque, no final das contas, como fui ensinado pelo mesmo Felipe em um artigo seu publicado em livro com o qual fui presenteado no primeiro dia deste ano, num encontro relâmpago que tivemos na Rodoviária de BH, não existe uma teologia, mas várias teologias.

Alysson > E a teologia nasce não fundamentalmente nas torres de marfim de teólogos, mas no chão.

Felipe > Na terra. rsrsrs

Alysson > E a palavra teologia, dizia o Felipe neste artigo, theos-logos (discurso sobre a divindade) é um oxímoro.

Alysson > Aqui reside boa parte de minhas estupefações recentes.

Alysson > Tomás de Aquino, depois de se fatigar com os intermináveis manucritos de sua Summa, suspirou algo como “somente conhecemos verdadeiramente a Deus quando acreditamos que Ele se acha além de tudo que o homem possivelmente seja capaz de pensar de Deus.”

Alysson > A linguagem não é suficientemente hábil para apreender a divindade e descrever nosso relacionamento com ela, mas, não obstante isto, e digo por mim, estou condenado tanto a uma quanto à outra, tanto à linguagem quanto à divindade.

Alysson > Dito isto, sou levado a pensar qual tipo de discurso é o mais adequado (ou melhor, o menos inadequado) para se falar do transcendente.

Alysson > Neste particular, estou convencido por minha parca expriência que o discurso poético supera o discurso técnico. A linguageem parabólica, transversal, sugestiva, mística, alcança níveis mais profundos que a linguagem analítica, descritiva, lógica.

> Nelson Edna has left the conversation.

> Nelson Edna has been added to the conversation.

Gustavo > .

Alysson > Van Batlhasar disse, com lucidez católica, que nenhum profeta prescinde da poesia.

Felipe > Wonderful!

> Nelson Edna has left the conversation.

Gustavo > (2 minutos, Alysson)

Alysson > Termino por aqui, concordando com o Felipe que a fé é uma espécie de vertigem.

> Anyul has left the conversation.

Alysson > E por ser uma espécie de vertigem só pode ser acessada pela vertigem da poesia e da parábola.

Alysson > A melhor biografia de Francisco de Assis, por exemplo, é aquela escrita por um extraordinário poeta: G.K. Chesterton; e a razão disto, suponho, está em que só um extraordinário poeta seja capaz de captar a essência das experiências vividas por um santo.

Felipe > Alysson, Suas palavras já são santas!

Gustavo > Sim!

> Anyul has been added to the conversation.

Gustavo > Muito bem, amigos,

Gustavo > Desculpem soar como um juíz de futebol aqui.

Alysson > Francisco dizia que ele e seus amigos eram jongleurs de Dieu... bem, deixemos isso para depois

Gustavo > A intenção é apenas coordenar a conversa para não tender ao caos

Pedro - Jah é! > domadores de Deus...

Gustavo > Mas entramos justamente no segundo período agora

Felipe > No sentido de Rudolf Otto do "tremendo e fascinante".

Alysson > não, algo como acrobatas de Deus

Gustavo > em que Felipe e Alysson e eu interagimos. Vão anotando as perguntas e as opiniões aí que logo logo todos nós digitamos

Pedro - Jah é! > uhm...

Gustavo > Pois bem, a minha pergunta para os dois seria esta

Felipe > ok.

Alysson > manda

Gustavo > Se não podemos conceber Deus (completamente), se duvidamos de nossas próprias conceptualizações, então como podemos afirmar qualquer coisa? Como a incerteza é expressa na linguagem religiosa? (Com 'disclaimers'?)

Gustavo > Tipo, 'quando você morrer você vai para o céu. Ou talvez não". "Glória a Deus (mas talvez Deus não exista)"

Gustavo > Temos que ter disclaimers em tudo o que falamos? O que acham?

Felipe > Opa!

Felipe > Boas perguntas!

Felipe > Em primeiro lugar,

Felipe > Não peço desculpas pela dúvida assim como não peço desculpas por sentir fome.

Felipe > A dúvida é parte da nossa condição humana.

Felipe > Esteve, está e sempre estará lá, queiramos ou não.

Felipe > Lidar com a dúvida é outra história, tão humana como aceitar a condicionalidade da dúvida

Alysson > Que diria Hamlet, em seu mais famoso monólogo, que o extrato perfeito desta condição.

Felipe > Muito bem lembrado!

Alysson > Expressa ou não, a possibilidade de Deus não existir está sempre implícita na glória que rendemos a Ele.

Felipe > A vida é "um mar de preocupações" ("sea of troubles")

Felipe > Alguns acham que pode ser um mar de rosas.

Felipe > A maior perda de tempo nos dias de hoje é discutir a existência de Deus.

Felipe > Vamos lá,

Felipe > Se Deus "existe", ele está no campo da "existência", no campo da condicionalidade.

Felipe > Aí ele não passa de alguém como nós.

Felipe > Isso é muito bom, mas é pouco para Deus.

Felipe > Coitado dele se ele existisse, já teriam matado-o.

Felipe > Talvez Nero, ou Hitler.

Paulo - Conversa Sem nome > (ou Nietzsche)

Alysson > Sim, é o tipo de discurso que não leva a absolutamente nada e que no máximo nos trará a ideia de Deus e uma relação com ela

> Nelson Edna has been added to the conversation.

Felipe > Oops! Mas o Nietzsche não matou. Ele "anunciou" a morte. É totalmente diferente, colega Paulo.

Felipe > Discutir a existência de Deus é rebaixá-lo.

Felipe > É trazê-lo para o campo dos demiurgos.

Anyul > Right

Alysson > Rebaixá-lo a uma ideia.

Felipe > É diminuir o lado incondicional da Revelação.

Felipe > Isso é um ateísmo disfarçado de fé xiita.

Gustavo > Ao mesmo tempo, Felipe, como articular nosso acesso à Revelação?

Felipe > Ok

Nelson Edna > Estou gostando!!

Felipe > O caminho é humano, pq somos demasiadamente humanos. Nada mais que isso.

Felipe > Não dá para fugir da estrada em que estamos.

Felipe > Somos gente, de carne e osso.

Felipe > Nada há de bom em nós.

Felipe > Porque somos condicionados.

Felipe > A condição humana em si é trágica.

Felipe > A salvação é divina.

Felipe > Não depende de mim.

Gustavo > Sei que o Alysson está louco para falar

Gustavo > Mas permita-me prosseguir na ideia

Felipe > rsrsrs Sorry.

Gustavo > Qual é a consequência disso para nossa linguagem? Porque dás a entender que nossa linguagem está fadada a ser completamente humana

Alysson > É terrível debater com quem você concorda; no que me toca, só com o sangue é que se tem acesso à revelação; e só se pode articular isto, a revelação nos penetrando veia adentro, pelo discurso poético

Felipe > Gustavo,

Felipe > Porque somos humanos.

Felipe > Só isso.

Felipe > Não somos deuses.

Gustavo > Eu não tenho problema nenhum com isso. Concordo.

Gustavo > Estou tentando entender a linguagem que comumente utilizamos nos meios religiosos

Gustavo > Estão aí ainda?

Gustavo > Estou pensando em como construímos "Deus"

Gustavo > Desculpa, caí por algum motivo

Felipe > ok

> Turco has been added to the conversation.

Alysson > beleza

Gustavo > Ok, acho que estão todos aqui de novo

Felipe > A poesia, a arte, é o artifício que nos re-vela uma realidade que não é nem a realidade que vivemos, nem a realidade transcendente.

Felipe > Acho que ela desempenha uma posição de fronteira entre o imanente e o transcendente.

Felipe > Pego carona no Alysson.

Felipe > rsrsrs

Alysson > Ela rouba o fogo de Zeus, por assim dizer.

Felipe > É Prometeica!

Felipe > Isso mesmo!

Rolf & Brenda Fürstenau > Felipe diz: Gustavo, Porque somos humanos. Só isso. Não somos deuses. Gustavo saiu da conversa. Felipe diz: Exatamente, Acho que a arte, a poesia, ela toca uma outra dimensão...

Gustavo > Alysson, o que você quis dizer?

Alysson > Um abraço Patrick

Alysson > Em relação a linguagem?

Gustavo > "Ela rouba o fogo de Zeus, por assim dizer." Estavas falando da poesia?

Pedro - Jah é! > pessoal, acabei nao participando propriamente, mas vou sair

Alysson > Sim, estava me referindo ao que o Felipe disse, sobre a poesia situar-se na fronteira entre o imanente e o transcendente. Eu diria que ela é a única estrada que liga estas duas dimensões.

Gustavo > Ok , Pedro, obrigado pela presença.

Pedro - Jah é! > deixo aqui meu blog pessoal www.justicaintegral.blogspot.com ou meu email pedrojustica@gmail.com

Pedro - Jah é! > abração! e espero que ainda entremos em contato!

Pedro - Jah é! > ok, abraçs

Alysson > E é menos uma estrada que um senda frágil e a ser desbravada.

> Pedro - Jah é! has left the conversation.

Alysson > abração Pedro

Alysson > Ela é Prometeu roubando o fogo de Zeus e trazendo faíscas pra alimentar a sede de transcedente da humanidade

Felipe > Isso me lembra o Adão, no Jardim de Delícias.

Felipe > Bendito fruto comido!

Felipe > Transicionamos do mundo transcendente para o imanente.

Alysson > Sim

Gustavo > Interessante que eu estava lendo um livro sobre teologias pós-modernas

Gustavo > e o autor citou um filósofo francês

Alysson > E a tradição patriarcal cometeu o pecado original de considerar isso o pecado original

Gustavo > em que ele dizia que a Ciência não era mais adequada como base para a Filosofia

Gustavo > Mas que a Literatura seria mais adequada

Felipe > Concordo.

Felipe > Até porque a literatura lida com o mito o tempo todo.

Felipe > E mito é narrativa.

Alysson > também, embora tenha relutância em considerar-me pós-moderno

Felipe > Nossa história sagrada é mitológica sempre.

Felipe > É narrativa sempre.

Gustavo > Felipe, Paul Tillich não tem um livrão grande de Teologia Sistemática?

Felipe > Um não. Três.

Gustavo > Puxa

Felipe > No Brasil, a EST publica tudo em um.

Felipe > Mas são três volumes, lançados em épocas diferentes.

Alysson > Bem, perdoe-o, porque ele não sabe o que fez

Felipe > Um sobre Pai, outro sobre o Filho e outro sobre o Espírito.

Felipe > kkkkkkkkkkkk

Gustavo > Pois é, fico me perguntando que papel têm as categorias hoje em dia

Turco > como assim não sabe o q fez?

> Rolf & Brenda Fürstenau has left the conversation.

Alysson > foi um gracejo, Turco

> Rolf & Brenda Fürstenau has been added to the conversation.

Alysson > a Teologia Sistemática do Tillich está aqui na minha estante

Alysson > embora eu prefira a teologia sistemática de Carlos Drummond ou T.S.Eliot

Gustavo > A pergunta, é é a minha última antes de abrir para todos, seria mais ou menos assim:

Felipe > Alysson, eu te amo!

Gustavo > estamos diante de uma descontinuidade ?

Felipe > Gustavo,

> ' (H) Nahor Jr. (H) has been added to the conversation.

Felipe > Por pós-modernidade se entende exatamente isso.

Alysson > :P

Felipe > Não há tanto uma meta-narrativa.

Felipe > Não mais podemos falar em grandes explicações.

Felipe > Só em fragmentos.

Felipe > Micro narrativas.

Alysson > Mas isso não é uma completa descontinuidade; a ideia de micro narrativas já esteve presente em civilizações da Idade do Bronze

Felipe > Mas Gianni Vattimo me ensina que não é mais possível apelar para um fundamento metafísico. Logo, não há mais origem.

Alysson > o que ocorre é que a tradição patriarcal, com sua tendência a metanarrativas, varreu do mapa o que não condizia com seus fins

Gustavo > Ok, amigos, entramos no último período agora. Abrimos agora para perguntas do público

Felipe > ok

> Rolf & Brenda Fürstenau has left the conversation.

Gustavo > Anyul, if you want to ask anything in English , feel free to do so

Anyul > Thanks, gustavo

> Anyul has been added to the conversation.

Gustavo > Alguém? Alguma pergunta? Senão eu tenho umas 20 aqui.

> Rolf & Brenda Fürstenau has been added to the conversation.

Turco > sem perguntas

Anyul > I'm trying to catch up with the conversation

Paulo - Conversa Sem nome > Queria saber na experiência dos dois como essa transição da Teologis Sistemática para a "Teopoética" (se é esse o termo) se dá fora do meio acadêmico..

Paulo - Conversa Sem nome > (eu tenho duas, essa é a primeira)

> marcelo@connection.inf.br has been added to the conversation.

Felipe > Olha,

Felipe > Paulo,

> julianosantos3@hotmail.com has been added to the conversation.

> mauricio@redel.com.br has been added to the conversation.

Felipe > Quero lembrar da teóloga Sallie McFague, para quem a teologia é metafórica.

> juliano@bmcpublicidade.com.br has been added to the conversation.

Felipe > E sempre o foi.

Felipe > Ela lembra das parábolas de Jesus.

Alysson > E os deliciosos mitos de todas as tradições religiosas

Felipe > Lendo-as com carinho, veremos o quanto há de poesia ali. Aliás, o melhor livro do meu ano continua sendo "A volta do filho pródigo", de Henry Nowen, baseado numa dessas teopoéticas de Jesus.

Gustavo > Têm certeza que vocês são Batistas? :)

juliano@bmcpublicidade.com.br > Qem e vc

Felipe > Princípio batista inalienável:

Alysson > Sou cada vez mais católico

Felipe > "Liberdade de consciência"

Gustavo > (Juliano, o Rolf deve ter adicionado-o a este debate sobre Filosofia e Religião)

Alysson > sim, inclusive para ser mais católico que batista

> jrcosta77@gmail.com has been added to the conversation.

Gustavo > Entendo. É que historicamente a hermenêutica parece-me diferente da maioria.

Felipe > A catolicidade é o que Tillich chamava de "substância". Vc está certo Alysson. Só que ela depende do princípio iconoclasta, protestante.

Alysson > mas, voltando a pergunta do Paulo: parece-me que a transição foi contrária: da teopoética de Jesus para a teologia de Calvino

Alysson > no meio acadêmico, digo

> juliano@bmcpublicidade.com.br has left the conversation.

Alysson > Esse princípio já é instititivo em mim

Felipe > Gustavo, Eu não acho que gente como Jesus tinha uma hermenêutica como parecida com a "maioria".

Felipe > Nenhum profeta está no lugar da "maioria".

Alysson > e levado as últimas consequências, foi ele que provocou este "holocausto da alma", cujos resultados estão nos templos quadrados e despidos de símbolos de nossas igrejas batistas

Felipe > Aliás, qual é a validade da "maioria", a não ser institucionalmente falando?

Gustavo > Sim. O que quis dizer é que é bem interessante ouvir falar de uma hermenêutica que considera o mito e a poesia no texto

Gustavo > Ao mesmo tempo é bem diferente do que cresci ouvindo nas igrejas.

Turco > Alysson, podes explicar estas afirmação: parece-me que a transição foi contrária: da teopoética de Jesus para a teologia de Calvino no meio acadêmico, digo e levado as últimas consequências, foi ele que provocou este "holocausto da alma", cujos resultados estão nos templos quadrados e despidos de símbolos de nossas igrejas batistas

Felipe > Preparem os ouvidos...

Turco > se entendi bem estás culpando Calvino por algo...

Nelson Edna > ;)

Alysson > me referia ao princípio protestante de Tillich, de que falava o Felipe, e sua tendência iconoclasta

Alysson > eles provocaram o que alguém chamou de "holocausto da alma"

Turco > hum...ok

Felipe > Exatamente.

Alysson > a morte de toda interpretação simbólica da Bíblia, a destruição de todos os símbolos e paramentos

Alysson > em uma palavra, a morte da beleza

Alysson > e portanto, Paulo, da teopoética

Felipe > É só visualizar um pastor batista levantando o pão e o suquinho de uva dizendo que comprou tudo ali na padaria. Isso é um iconoclastismo exagerado. É quase um ateísmo simbólico.

Alysson > eca

Alysson > e você tomando aquilo tendo como paisagem a nuca do irmão da frente

Alysson > que comunhão belíssima!

Felipe > Lembro do sociólogo Antonio Gouvea Mendonça, de acordo com quem onde há falta de símbolos há um crescente moralismo.

Alysson > e que rito!

Gustavo > Fico pensando se não culpamos a Reforma muito rapidamente ao mesmo tmepo

Gustavo > tempo

Nelson Edna > :)

marcelo@connection.inf.br > Ahahahha caraca meu, eu que sou um punk

Gustavo > Não haveria já na igreja da idade Média um certo medo do belo

Felipe > Mas a Reforma teve três movimentos...

marcelo@connection.inf.br > underground cristao to bebado com esse papo nerd ai de vces

Gustavo > como desejo

marcelo@connection.inf.br > Ahahhahah, parabens vces sao muito inteligentes

> Tuca Lopes has left the conversation.

Felipe > Imagine os movimentos da Reforma em dois extremos...

Felipe > Direita e esquerda...

jrcosta77@gmail.com > opa...boa noite ae a todos

Felipe > À direita, estão aqueles que querem reformar a Igreja Católica e Apostólica, preservando toda a sagrada tradição cristã.

jrcosta77@gmail.com > o assunto está bom aqui

jrcosta77@gmail.com > mas queria só entender, quem me inseriu aqui nesse chat? rsrsrs

' (H) Nahor Jr. (H) > Onde a unidade cristã entra nisso tudo?

Felipe > À esquerda estão os mais radicais, os porra-loucas que queriam destruir toda a tradição simbólica da igreja.

Gustavo > (Apresentando Nahor: faixa-preta em Filosofia. Faixa-preta em Ecumenismo)

Anyul > The anabaptists

Gustavo > (e professor)

' (H) Nahor Jr. (H) > rsrsrsrsrsrs

Felipe > E os batistas são filhos deste radicalismo todo.

Alysson > Santa Nahor

Felipe > That's right, the anabaptists

Alysson > a união se foi na Reforma

Alysson > Santo

Alysson > perdão

' (H) Nahor Jr. (H) > :)

Felipe > A reforma foi uma praga para a unidade cristã.

Felipe > Infelizmente.

Felipe > Tudo tem seu lado ruim. E essa é a chaga protestante.

Felipe > Carregaremos sempre o fardo de termos marcado a igreja cristã para sempre.

Alysson > como disse um amigo; para os protestantes, nada que tenha acontecido antes de 1500 interessa

Gustavo > Como assim, Felipe? Poderias caracterizar melhor o problema?

marcelo@connection.inf.br > Concordo com vce felipe eu ate acho que deveria voltar a venda de indulgencia

Alysson > talvez nem mesmo Cristo

marcelo@connection.inf.br > Deveriamos ate voltar com as torturas

Turco > permitem-me um ponto-de-vista anglicano da reforma?

Felipe > Pera aí.

Gustavo > O que dizer das rupturas das igrejas Ortodoxas, Oriental , etc através da História?

Felipe > E as igrejas reformadas não torturaram?

Felipe > Esse não é um privilégio de católicos, meu caro.

Nelson Edna > Algum antropólogo por aqui ?

Felipe > O protestante é tão mau quanto.

marcelo@connection.inf.br > Ah e pra que jesus se vces tem um papa. Mais famso e adorado que o proprio deus

Felipe > Caia na real!

Gustavo > Ok, amigos, vamos tentar coordenar aqui um pouco mais para todos participarem e para tentarmos dar mais chance dos debatedores responderem às questões

Nelson Edna > Algum professor além do Nahor?

jrcosta77@gmail.com > pessoal, entao

jrcosta77@gmail.com > eu queria saber quem me inseriu aqui nesse chat

Gustavo > O Nahor fez uma pergunta

jrcosta77@gmail.com > o assunto esta excelente

jrcosta77@gmail.com > queria participar

jrcosta77@gmail.com > cponheço alguns, mas nao todos

jrcosta77@gmail.com > e acho um pouco de falta de bom senso sair postando coisas aqui ]

Gustavo > Nahor, Alysson ou Felipe alguma outra colocação?

Felipe > Eu não falei do terceiro movimento da reforma

Gustavo > (jrcosta77@gmail.com: você quer participar? Alguém incluiu você. Se não quiser participar, avise.)

Felipe > ele ficou no centro.

jrcosta77@gmail.com > eu quero

> bernardosophia@hotmail.com has been added to the conversation.

Gustavo > Ok. Com a palavra o Felipe, o Nahor e o Alysson

Felipe > Dizem que neste grupo estão presbiterianos e metodistas, mas do jeito que a coisa está hoje, com o fundamentalismo cada vez mais crescente, acho que o presbiterianismo tende a se vender para o movimento mais esquerdista.

' (H) Nahor Jr. (H) > Bem, perguntei sobre a unidade cristã na Reforma pelo fato de encontrar em alguns participantes uma visão relativista? O que seria então?

' (H) Nahor Jr. (H) > Seria o fundamentalismo um relativimo?

Felipe > Sim. Com certeza.

Paulo - Conversa Sem nome > (eu tô curioso com o 3º movimento de reforma)

Felipe > O fundamentalista relativiza todas as outras verdades e admite apenas uma.

Felipe > Por isso,

Felipe > o fundamentalismo é um movimento moderno.

Felipe > Muita gente acha que é coisa do passado.

Felipe > Mas é um método muito moderno de relativizar qualquer outra possibilidade, elegendo uma como suprema.

Felipe > E isso de modo racional.

Felipe > Veja os artigos sobre os fundamentos.

Felipe > Foram escritos por acadêmicos.

Alysson > E com um carta contendo os fundamentos.

Felipe > Não é gente burra não.

Alysson > sim

Felipe > O maior fundamentalista brasileiro é chanceler de uma universidade grande em SP.

Felipe > O cara tem formação boa.

Felipe > Ele optou seguir uma linha.

Felipe > Ao modo bem moderno.

marcelo@connection.inf.br > Encerro minha participacao dizerndo que catolicos nao tem nenhuma moral pra falar nao sobre cristianismo porque nunca foram cristaos. Protestantes sao usurpadores e terroristas psicologicos do povo. Eu fico fora desse institucionalismo doente e corrompido. Me afasto disso e busco somente me aproximar de Deus atraves do meu Senhor Jesus Cristo. Busco seguir sua palavra deturpada hoje por todos.

Felipe > Marcelo,

jrcosta77@gmail.com > vixi...

Felipe > Só acho que, depois da teologia paulina, "moral" ninguém tem.

Felipe > Estamos todos "separados" de Deus. Somente a graça pode nos salvar.

Paulo - Conversa Sem nome > (Acho que nem vale a pena dar atenção ao que o marcelo, ele já vai sair, e o que ele diz eu vejo latente na obra de Agostinho)

' (H) Nahor Jr. (H) > Cristianismo seria individual, Marcelo?

Felipe > Tudo o que há de bom em nós é obra divina.

> Alysson has left the conversation.

Felipe > Somos "perdidos", "pecadores". Leia os mitos de nossa origem e veja. Só há tragédia.

marcelo@connection.inf.br > Santo agostinho ? Nem sei que 'e esse cara

Felipe > Nossa salvação só foi possível porque houve uma tragédia divina. Ela nos resgatou.

Gustavo > Perguntas, amigos?

Gustavo > Qual a próxima pergunta?

jrcosta77@gmail.com > pessoal

jrcosta77@gmail.com > bem

Felipe > Porque não encontrou "lugar" (topos) aqui.

marcelo@connection.inf.br > Somente expressei o que penso e a realidade que vejo nos dias de hj

Gustavo > (Alysson? Estás aqui?)

Felipe > Volto a dizer o que disse no início. Só conheço um Deus que tenha a cara da gente, não da instituição.

Felipe > Que tenha a cara da Justiça.

Nelson Edna > Não fez Deus o homem bom conforme Gn.? A cruz de Cristo é para agradar a Deus ou aos homens?

jrcosta77@gmail.com > eu não sou acadêmico, mas pelo amor ao Reino e o serviço à comunidade tenho me voltado sim à estudos mais profundos em teologia e eclesiologia e acredito que tratar desses assuntos é fundamental para a formação espiritual em tempos pós-modernos...

Anyul > :)

Felipe > Porque, em última instância, somos todos farinha do mesmo saco.

Paulo - Conversa Sem nome > Felipe, minha inquietação é saber como você reconcilia a sua convivência com uma comunidade Batista tendo isso em seu pensamento.

bernardo > estão anulando o DEUS da intiuição e criando o se

bernardo > seu

Felipe > Paulo,

bernardo > derrubam os idlos d o senso comum,e agora criam otro idolo

Felipe > Primeiramente,

> Anyul has left the conversation.

Felipe > Temos que entender bem os nossos valores.

> Anyul has been added to the conversation.

> jrcosta77@gmail.com has left the conversation.

Felipe > Acho que, batistas, católicos, presbiterianos, whatever, somos todos gente.

Felipe > E por ser gente,

Nelson Edna > Acho que necessitamos sair do superficial aqui meus amigos.

Anyul > (Lost my connection)

Felipe > podemos, em diversas situações, ou legitimar a injustiça ou promover transformação.

' (H) Nahor Jr. (H) > certíssimo, Felipe

Felipe > Isso está para além de ser membro de uma instituição, cara.

Gustavo > Falando em transformação, sugiro que incluamos a política aqui.

bernardo > vixi politica?

Nelson Edna > ;)

Gustavo > Felipe ou Nahor ou Nelson ou Alysson:

Anyul > What's your point, nelson?

Nelson Edna > ok

Gustavo > Pensando no divino como expresso no dia-a-dia, no cotidiano

Nelson Edna > english or portuguese

' (H) Nahor Jr. (H) > Que tipo de política? Partidária? Ou o sentido político que está na essência humana, oriundo dos gregos?

Paulo - Conversa Sem nome > (meus nervos anabatistas tremeram com a palavra política)

Gustavo > qual é a relação que tem a política com a teologia?

bernardo > foi boa nahor

Gustavo > Política brasileira, política como jogos de poder

Anyul > Portuguese, Nelson

Gustavo > Política no nosso contexto. Não saberia falar sobre os Gregos

Nelson Edna > :'(Pensei que íamos falar dos gregos

bernardo > kkkkkkkkkkkkkkk

Gustavo > Bem, se conseguir ir dos Gregos para os Brasileiros, tudo bem

Gustavo Abadie > Tocaio, existe abertura para opinião antes de retirar-me?

Gustavo > Estou tentando fazer a conversa continuar pé-no-chão

Gustavo > Certamente, Abadie

Gustavo > Prossiga

Nelson Edna > Gostaria de ouvir o Turco

Gustavo > (Turco = Gustavo Abadie)

Nelson Edna > mean ler...

Gustavo > (Eu sou o Gustavo K-fé)

Gustavo > Abadie, prossiga

Gustavo Abadie > aqui na EST, temos brincado um pouco com este tipo de teologia...poética e especulativa...

Gustavo > (A tempo: se alguém mais tiver perguntas para o Felipe e o Alysson, pode mandar por email para mim que vou repassar para eles. semnome@conversasemnome.com )

Alysson > vc estuda na EST?

Gustavo Abadie > é bom como exercicio teológico....

Gustavo > (EST = Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS)

Alysson > sim

Alysson > bem conceituada, não?

Gustavo Abadie > mas dificilmente desse o morro quando em sua aplicabilidade comunitária

Gustavo Abadie > especialmente quando ela se arroga exclusividade.

Paulo - Conversa Sem nome > [mas dificilmente desse o morro quando em sua aplicabilidade comunitária] eis o meu ponto

> pauloqueirozmm@hotmail.com has left the conversation.

Nelson Edna > Meu brother Eliacin está mandando um abraço à todos. Infelizmente não pode participar.

Anyul > :D

Anyul > (Y)

Anyul > (Y)

Anyul > ({) (})

Gustavo Abadie > enfim...encontrei algumas contradições nas teses do Felipe, como procurar uma teologia com a sua cara, na medida que trabalha com teologia essencialmente européia....vide Tillich, Kierkegaard (que é meu texto de cabeceira), Pannenberg....

Gustavo Abadie > mas isso é papo para outra hora...

Gustavo Abadie > Bom participar....e prazer em conhecê-los

Felipe > N

Nelson Edna > Abraço Gustavo!

Felipe > Não vejo assim.

Felipe > A teologia dialoga com a situação.

Felipe > Isso é básico em quem lê Tillich.

Felipe > A coisa mais impossível é querer achar que vc vai falar em termos contextuais apenas.

Felipe > A situação é apenas uma parte da teologia.

Alysson > Que Tillich, se estive entre nós, não seria mais o Tillich da Sistemática dá testemunho aquele que acho que seja o último livro publicado por ele

Felipe > Há uma correlação entre "Mensagem" e "Situação".

Alysson > qual o nome Felipe?

> Gustavo Abadie has left the conversation.

Nelson Edna > Gosto de Tillich. Mas não seria ele muito conservador?

Alysson > É uma ironia?

Felipe > Vc se refere a "O Cristianismo e o encontro das religiões mundiais"

Nelson Edna > Digo para hoje?

Alysson > sim

> ' (H) Nahor Jr. (H) has been added to the conversation.

Felipe > Não sou dogmático em termos de Tillich. Mas não sou idiota. Não dá para querer inventar a roda. Antes de 2010, houve talvez o último grande esforço teológico dos tempos modernos, do qual o pensamento tillichiano foi uma grande expressão.

Nelson Edna > Por que antes de 2010?

Felipe > Levado às últimas consequencias, a correlação entre mensagem e situação não é conservadora.

Felipe > *Levada

Gustavo > Gostaria de fazer uma pergunta ao Alysson sobre História.

Alysson > por favor

> bernardo has been added to the conversation.

Gustavo > Como você vê a relação entre religião e História na História recente, digamos, dos últimos 40 anos, do Brasil ?

Gustavo > A pergunta é genérica.

> pauloqueirozmm@hotmail.com has been added to the conversation.

Gustavo > Alysson?

Gustavo > Alysson escreveu: "Não é algo de meu domínio; mas todos sabemos que essa relação é a mais contraditória possível na história recente do país. Temos a teologia da libertação com suas nuances marxistas e libertárias e que reclama uma relação mais íntima entre a religião a política, como temos, mais recentemente teologias politicamente narcóticas, por assim dizer, formatadas no modelo capistalista d"

Gustavo > "de consumo."

Gustavo > Ok

Paulo - Conversa Sem nome > deu certo

Alysson > Não é algo de meu domínio; mas todos sabemos que essa relação é a mais contraditória possível na história recente do país.

Alysson > não aceita textos longos

Alysson > Temos a teologia da libertação com suas nuances marxistas e libertárias e que reclama uma relação mais íntima entre a religião a política, como temos, mais recentemente teologias politicamente narcóticas, por assim dizer, formatadas no modelo capistalista de consumo.

Alysson > agora sim

Nelson Edna > Tenho uma pergunta ao Alysson

' (H) Nahor Jr. (H) > Eu tenho dificuldades para compreender teologias que validam o capitalismo. Poderias me dar um exemplo concreto?

Alysson > Falar de teologia da prosperidade seria um senso comum; o calvinismo valida o capitalismo, e Weber nos mostrou isto

Gustavo > Paul Freston, sociólogo brasilófilo, considera a Teologia da Prosperidade neutra politicamente

Felipe > Isso não é verdade.

Gustavo > Ele afirmou aqui em Brasília que ela tem até tendido à esquerda como bloco

Alysson > no que diz respeito a política, nada é neutro

Felipe > Uma leitura muito pobre e preguiçosa mesma, eu diria.

Gustavo > quis dizer, de centro

Rolf & Brenda Fürstenau > tem atendido a uma esquerda "light", né? social-democrata...

Alysson > acho que ela e seus asseclas são sanguessugas políticas

Gustavo > Sei que está ficando tarde, mas se concordarem talvez o Alysson ou o Felipe possa resumir como vêem o atual contexto político brasileiro

Alysson > usam a política como forma de fortalecer seus impérios

Felipe > A teologia da prosperidade prega que o indivíduo precisa alcançar uma vida bem-sucedida, apostando em rituais. E isso tem uma relação direta com uma política "oportunista".

Alysson > sim

Felipe > Não é nada de "tender à esquerda".

> bernardo has left the conversation.

Alysson > oportunismo é a palavra

Gustavo > Eu perguntei a um amigo meu Católico, envolvido com a Teologia da Libertação, o que aconteceu nos últimos 30 anos.

Felipe > É puro oportunismo.

Felipe > O bloco político chamado "evangélico" é um bando de gente louca por poder. Só isso.

Alysson > ele só tenderá à esquerda, se for a "esquerda" a lhe dar os maiores benef;icios

Gustavo > Ele disse que "nós viramos governo". Eu perguntei pra ele para onde foi todo aquele espírito de protesto, toda aquela efervecência política dos anos 60 e 70

Gustavo > Sim, prossigam.

Nelson Edna > E a dos anos 30!

' (H) Nahor Jr. (H) > Existe uma apatia teológica atualmente.

' (H) Nahor Jr. (H) > Não há comprometimento na sociedade.

Felipe > Pelo contrário.

Felipe > Vejo engajamento.

Felipe > Pessoal.

Felipe > Pois com a pós-modernidade, até as ideologias se diluíram.

> Anyul has left the conversation.

Nelson Edna > Gente, foi ótimo poder estar com vcs. Mas infelizmente preciso ir...Forte abraço à todos!

Gustavo > Certo , Nelson

Gustavo > Entendo que está tarde

Gustavo > Passamos em muito do nosso horário

' (H) Nahor Jr. (H) > Qual engajamento, Felipe?

Rolf & Brenda Fürstenau > no continente esta acontecendo a Revolução Bolivariana

> Nelson Edna has left the conversation.

Felipe > Digo

Felipe > Nahor

Felipe > Um engajamento pessoal

Rolf & Brenda Fürstenau > quanto ao governo, muitos estão em apoio a Marina hoje

Felipe > Uma consciência de que posso exercer meu papel transformador no lugar em que estou.

Rolf & Brenda Fürstenau > e no PSOL tb

Rolf & Brenda Fürstenau > no MST

Alysson > eu diria que é uma desinstitucionalização da política

Alysson > ou, no mínimo, uma política sem governo

Gustavo > Ao mesmo tempo, Alysson, me pergunto o que é essa nova organização

Gustavo > Se é sem as meta-narrativas, sem as grandes Verdades e sem as instituições

Gustavo > o que é essa política coletiva?

Gustavo > Que contrato social é esse?

' (H) Nahor Jr. (H) > Amigos, gostei do debate e da ideia da Conversa Sem Nome. Pena que estou aqui participando e fechando médias ao mesmo tempo. Mas terei imenso prazer em participar mais!

Gustavo > Certo, Nahor

' (H) Nahor Jr. (H) > Abraço a todos! Fiquem com Deus! (DEUS????)

Gustavo > Muito obrigado por suas ponderações.

' (H) Nahor Jr. (H) > rsrs

Alysson > abraços

Rolf & Brenda Fürstenau > e eu tambem preciso ir dormir

Rolf & Brenda Fürstenau > amanhã vamos acordar cedo

Rolf & Brenda Fürstenau > foi um prazer

Rolf & Brenda Fürstenau > abraços

Gustavo > Ok, amigos, encerramos por aqui

Rolf & Brenda Fürstenau > boa noite

Gustavo > Fiquem à vontade para mandar ideias por email

Gustavo > Ou perguntas ao Felipe e ao Alysson (sem promessa de resposta)

Gustavo > Ou ideias complementares

> Rolf & Brenda Fürstenau has left the conversation.

Gustavo > semnome@conversasemnome.com

Gustavo > Muito obrigado ao Felipe e ao Alysson

Gustavo > pela participação e ideias.

Felipe > Imagina.

Felipe > Espero que tenha sido proveitoso.

Gustavo > Foi o primeiro debate e estamos ainda sondando as águas para ver como a tecnologia e os formatos podem acontecer.

Gustavo > Certamente que sim.

> ' (H) Nahor Jr. (H) has left the conversation.

Alysson > sou eu a agradecer, cara

Alysson > valeu pelo espaço aberto

Saturday, May 15, 2010

Ainda sobre "Verdade Absoluta" // Peter Rollins

"Em contraste com Verdade, o termo 'verdade' pode ser tido como relacionado a afirmações de fato acerca da realidade. Diferentemente do Real, 'realidade' é um termo que refere-se ao mundo como nós o experimentamos. Aqui discussões metafísicas são abandonadas em favor de discussões sobre como nós interpretamos e interagimos com o mundo. Por exemplo, alguém pode não ter nenhuma opinião sobre se Deus existe ou não, mas alguém pode ainda assim fazer afirmações com sentido sobre tais coisas como o número de pessoas que se casou em um determinado país em uma determinada hora ou o efeito a longo prazo das emissões de carbono.
  O trabalho até aqui pode parecer sugerir que Verdade não tem lugar dentro do Cristianismo, pois enquanto tal visão não nega sua existência, o fato de que a Verdade (Deus) nunca pode ser concebida em última instância leva a uma erosão do absolutismo que cria um espaço para que o relativismo crie raízes. Contudo um dos principais problemas com tal preocupação é a forma que ela pressupõem uma visão do conhecimento e da verdade que tem mais em comum com Atenas do que com Jerusalém. Embora as visões acima de verdade (em ambas formas maiúscula e minúscula) sejam importantes e ofereçam várias compreensões, esses métodos influenciados pelos Gregos vêem questões sobre verdade e conhecimento de uma maneira fundamentalmente diferente do que aquela encontrada na tradição Judaico-Cristã. Ao invés de descrever o Real ou a realidade, pode-se dizer que a ideia Cristã de 'conhecer a verdade' opera em uma dimensão completamente diferente. Pois ao contrário das perspectivas anteriores que fazem referência à capacidade de fazer afirmações descritivas e substantivas  sobre o Real ou a realidade, a visão Judaico-Cristã de verdade se preocupa com ter um relacionamento com o Real (Deus) que resulta em nós transformando a realidade. A ênfase não está portanto em descrição mas em transformação. Esta perspectiva dá um curto-circuito no longo debate redundante sobre se a verdade é subjetiva ou objetiva, pois aqui Verdade é o Real inconcebível (objetivo) que transforma o indivíduo (subjetivo).
 Embora o Cristianismo possa fazer uso desses outros discursos, a noção primária de verdade dentro do Cristianismo está diretamente conectada com libertação e transformação ao invés de descrição objetiva. Por exemplo, quando nós lemos que Cristo é a verdade e que conhecer a verdade nos libertará, nós nos vemos face à face com a verdade, não como a afirmação objetiva de uma proposição (como se isso libertasse alguém), mas ao invés como aquilo que advém de um encontro que dá vida. A Verdade no Cristianismo não é descrita, mas experimentada. Isto não é então a afirmação de alguma descrição objetiva sobre Verdade mas ao invés descreve a relação com a Verdade. Em outras palavras, a Verdade é Deus e ter tal conhecimento da Verdade é evidenciado não em um sistema doutrinário mas em deixar que a Verdade seja encarnada na vida da pessoa. Portanto, esta alegação de Cristo não é uma forma de alegar que algum sistema teórico trará nova vida, mas uma forma de dizer que ao entrar em um relacionamento com Deus nós acharemos libertação. Conhecer a Verdade é portanto ser conhecido e transformado pela Verdade."

"How (not) to Speak of God". Peter Rollins. Paraclete Press, 2006. páginas 59 a 60.

Tradução livre de Gustavo K-fé Frederico


Thursday, May 06, 2010

Conversa Sem Nome | Conversación Sin Nombre

 
  Começamos a Conversa Sem Nome | Conversación Sin Nombre. A Conversa Sem Nome é uma ideia que associa amigas e amigos. Essa conversa gira em torno do tema "Deus" no contexto latinoamericano. As pessoas envolvidas na Conversa Sem Nome assumem apenas um compromisso: o de conversar.
  Nesse aspecto, a Conversa Sem Nome é minimalista: não é nada mais do que amigos e amigas dispostos a conversarem. E não é nada menos do que isto, pois conversar implica em doar e expôr parte de si.
   Na verdade não estamos "começando" a conversa. Conversas já existem. Queremos pôr em evidência estas conversas. Queremos torná-las públicas.
   Como participar da Conversa Sem Nome? Interaja nos lugares e com meios já existentes: blogs, portais, fóruns de discussão, e-mail, telefone, Twitter, pessoalmente, etc.

  Também:

- Participe do grupo no Facebook

- Interaja com outros participantes, tornando pública esta interação. Envie email para amigas e amigos e inclua também nosso e-mail: . Envie e-mails sobre todos e quaisquer assuntos relacionados a "Deus".

- Inclua o banner da Conversa Sem Nome em seu blog. Clique aqui para ver as instruções (clique em "Selo" depois).

- Inclua o hashtag #csnome em seus tweets (isto é, mensagens no Twitter).

  Vamos também coordenar alguns debates. Aguardem mais informações sobre os debates.

   A Conversa Sem Nome está no ar. Vamos conversar?

Visitem também http://www.conversasemnome.com/