FB_init

Saturday, November 28, 2009

Histórias Verídicas do Pajé Raoni - 8 - Aqui Não

 Esta semana meus pais conheceram um certo homem que por acaso foi a igreja deles. Ele saiu do Guará para ir até esta Grande Igreja no Plano Piloto em Brasília apresentar seu projeto. Em suma, ele tentou ir além de assistencialismo para também ouvir várias pessoas em más condições sociais e financeiras. E para tanto pediu um salão da igreja. Mas não podia ser nem o santuário nem o salão principal, porque conforme a resposta não ficava bem se misturarem os "ricos" com os "pobres".
  O ocorrido me faz lembrar a história do Natal. Afinal, não havia lugar para José, Maria e Jesus porque eram pobres. Também lendo Mateus 25, parece-me que não há lugar para Jesus em várias igrejas.

Sunday, November 22, 2009

Carta a Um Teólogo - parte 5 - Linguagem Fechada

Caro teólogo inexistente,
  Ao ouvir a maioria dos conceitos santos eu apago-os e reconfiguro-os na minha cabeça. Isto porque preciso saber que esta linguagem não é fechada, mas aberta. Preciso saber que as palavras não definem os conceitos, mas o contrário. Porque a semântica é definida coletivamente. Preciso saber que nós não definimos os conceitos, mas eles simplesmente existem (ou não). Preciso saber se isto é uma imposição violenta ou uma conversa. Preciso saber se isso é invenção da sua cabeça ou se existe algo que transcende o "Eu" e o "Nós". Caro teólogo, se o senhor não sabe do que está falando, ou fique uns minutos em silêncio ou aceite humildemente a falibilidade e a inadequação das suas sentenças.

Éticaestética