FB_init

Tuesday, September 29, 2009

Pós-modernismo & teologia na América Latina

Teologia Prática e práticas pastorais na América Latina
(capítulo 5)

Danilo R. Streck escreve:
"Enrique Dussel propõe o conceito 'transmodernidade' para caracterizar a necessidade de se avançar para além da modernidade, valorizando o seu núcleo racional potencialmente libertador, mas questionando o 'mito irracional' moderno que legitimou a conquista européia. Luís Britto García vê o pós-moderno latino-americano como 'contramoderno', neste sentido já presente na história latino-americana desde Bartolomeu de las Casas e outros que defendiam a causa dos pobres e fracos. "
" ... carta do 8o Encontro Intereclesial de CEBs, em 1992:
'Nestes dias refletimos sobre os últimos 500 anos da história do Continente, e constatamos que foram um longo cativeiro, mais longo que o cativeiro da Babilônia. Os opressores diziam que nossos deuses eram falsos; nossos ritos, superstição; nossos mitos, heresia; nossos costumes, pecado. As mulheres continuam sendo tratadas como objetos. Fomos espancados e marginalizados, e fizeram de nós um povo de migrantes. [...]'
"
"O fato é que a modernidade européia não é alheia à nossa história, uma vez que em grande parte foi construída sobre a exploração do novo mundo 'descoberto'. Em outras palavras, a América Latina, de diferentes formas através de sua história, sofreu a modernidade."
"A ambigüidade é apontada por Alberto Moreira como um traço que caracteriza todo o processo de modernidade. Ele pergunta: 'Por que a Modernidade, tendo nascido de ideais tão nobres como liberdade, igualdade e fraternidade, conduziu às aberrações mais anti-humanas que já conheceu a história?' Para ele, essas aberrações não são uma conseqüência necessária da modernidade. Pelo contrário, seria possível ver nascer um novo perfil de humanidade a partir dessas contradições ou ambigüidades, só que através dos setores excluídos ou marginalizados do proceso."

Teoria e prática na comunidade

"De um lado, a edificação da comunidade é, primordialmente, um assunto da práxis eclesial; ela está relacionada com a concretização e a vivência da fé no mundo. É mais prática do que reflexão teórica. Por outro lado, nenhuma prática pode prescindir de uma sólida fundamentação teórica. Assim como toda teoria só levará a uma boa prática quando tiver o seu ponto de partida numa prática sobre a qual se teoriza com vistas a uma nova prática, da mesma forma toda prática só trará frutos e será condizente com seus fundamentos se estiver fundamentada numa sólida teoria. Por isso toda proposta de edificação de comunidade deve ter uma solidez teológica comprovada e, por sua vez, toda reflexão teológica sólida não pode prescindir de incluir a edificação da comunidade no âmbito de sua reflexão. "

Martin Volkmann
Capítulo 8: "Edificação de comunidade"
Teologia Prática no Contexto da América Latina
Editora Sinodal

Monday, September 28, 2009

Traduzindo a Conversa Emergente para Português - VII

Estou gostando muito de ler o livro "Teologia Prática no Contexto da América Latina", editado por Christoph Schneider-Harpprecht, da editora ASTE. Há mais de 10 anos atrás os Luteranos já levavam a sério, pelo menos nos círculos acadêmicos, teologia no pós-modernismo e o contexto brasileiro.
A pergunta motivadora para este post seria: "conversa emergente só se aplica à América do Norte?" A resposta seria "Não. Ela se aplica também à América Latina."
Se nós pensarmos no modernismo numa perspectiva histórica e econômica na América Latina, indentificaremos os mesmos males que afligem a América do Norte oriundos do mesmo modernismo. A ganância motivada pelo acúmulo de bens, a fé em um novo deus - o Mercado, a fabricação de necessidades falsas pelo marketing, a tecnologia a serviço da destruição e das desigualdades sociais, modelos exploradores de empresas, poder político como rolo-compressor e por aí vai.

Saturday, September 26, 2009

A ética da manutenção de Ariovaldo Ramos

Ontem ouvi o pastor Ariovaldo Ramos falar sobre sua "ética da manutenção". Os teólogos-filósofos conseguem descrever a coisa do jeito deles. A mim cabe pensar com meus botões. (no resumo do resumo, esta ética vê Deus mantendo o mundo e o crente é co-participante)
O diálogo é quase impossível. As perguntas não têm o tempo e o ambiente adequados para discussões em altura equitável. Resta-me, portanto, o monólogo. Falo para as paredes.
De forma geral gostei da idéia. Minha intuição filosófica (aquela mais sistematizada que briga de feira) sentiu falta de uma boa dose de pessimismo e nihilismo. Quando tudo é muito lógico, tudo se encaixa e faz muito sentido o não-santo desconfia.
A tal ética foi apresentada como um princípio cristão. Parte do meu problema é achar que tal princípio ético está muito perto do lugar-comum. Tudo bem, o princípio ético aponta para a preservação da vida. Mas não diria a mesma coisa qualquer ética não-nihilista?
Um outro detalhe menor: Ariovaldo Ramos faz uma distinção entre a força mantenedora e o resgate divino. Fico me perguntando se a atuação mantenedora divina não é também a mesma atuação salvífica. Realmente estou esperando um cristão aventurar uma boa explicação sobre "salvação".

Thursday, September 24, 2009

Histórias Verídicas do Pajé Raoni - 7 - De Médico e de Louco

Essa histórica verídica foi presenciada por minha tia-avó.
Minha tia-avó se chamava Débora. Débora era irmã da minha avó paterna. Ela era membro de uma grande igreja batista no estado do Rio de Janeiro, do Pr. Panini *. Disse a minha tia-avó que na congregação havia um sêmen-narista. Pois bem, este sêmen-narista e a filha do pastor fornicaram e ela engravidou. Pois bem, o Pr. Panini arranjou para a filha fazer um aborto e o sêmen-narista saiu da igreja. Foi para Cachoeiras de Macacu.
Em uma certa sessão nessa igreja de Niterói, eis que se levanta um médico. Era o médico que havia feito o aborto. Com dor de consciência, quis se confessar e relatou o ocorrido pedindo o perdão da igreja. Eis que o pastor então diz que aquilo tudo é um absurdo, e chama uma ambulância para prender o médico louco. Chega a ambulância. Os enfermeiros põem uma camisa de força no médico na própria igreja e o levam embora.

(* Nomes marcados foram trocados nesse relato )

Friday, September 18, 2009

Notas de Rodapé - Entrevista com Marta Pelloni

Estou ouvindo à entrevista de Marta Pelloni, Profesora de Filosofia e Pedagogia e Freira. A entrevista em áudio se encontra no site da Monja Guerrillera.
Pelloni fala que "os padres não sabem trabalhar em equipe" ... "por que não os formam ... os formam para pároco, e o pároco vive sozinho".
Muito interessante. E seria diferente da formação dos pastores no Brasil? Afinal, lidar com o outro é essencial para um pastor.
Lembro-me de uma information session que tive sobre o curso de MBA. Era um curso excelente. Formava profissionais excelentes. Um dia o coordenador do curso recebeu um telefonema de uma empresa onde trabalhava um ex-aluno de MBA. Disseram que ele era muito bom, mas só tinha um problema: ele não conseguia se relacionar com as pessoas. Ele não conseguia trabalhar em grupo e colaborar. A partir de então, eles mudaram o currículo do curso de MBA. Na primeira metade inteira o curso é feito em grupo. As notas têm grande peso para o grupo. A pessoa tem que aprender a colaborar.
Sinto falta de líderes que saibam se colocar no lugar do outro e da outra.


Tuesday, September 08, 2009

Problemática & Solucionática Ética Para Igrejas

Problema: Hoje qualquer um se chama "evangélico". Sai por aí passando cheque sem fundo, furando fila, puxando saco no trabalho, etc. O problema é que por associação quem leva a fama de trambiqueiro é você que também se chama de evangélico. Essa associação sempre existe e você está ligado a essas pessoas pela palavra "evangélico".

Solução para o problema: Igrejas adotam um Código de Ética. Assim começam a evitar a associação com esse pessoal. Esse Código de Ética deve ser elaborado pela igreja ou denominação.

Aqui estão alguns exemplos do que pode entrar nesse Código de Ética:
- Os membros se comprometem a ter comportamentos idôneos e transparentes.
- A igreja se compromete a ser transparente nas suas contas. Publica em murais, no boletim e no site (se tiver) as contas. Usar o retroprojetor ( o mesmo que projeta as letras das músicas) também com gráficos coloridos.
- Uma auditoria independente das finanças da igreja é realizada uma vez por ano. Os resultados são publicados visivelmente em murais na igreja e no boletim.
- De vez em quando (talvez em sessão) a igreja compara os gastos com suas prioridades.
- Na Escola Bíblica Dominical pelo menos duas vezes por ano pegam-se o orçamento e os gastos e discutem-se as prioridades.
- Ao aceitar membros na igreja, perguntar sobre o status. Pedir declaração pública de que "tudo está no seu lugar".
- O pastor não é visto como alguém especial, mas como alguém comum. Deve ter salário não muito acima da média da igreja.
- Pelo menos duas vezes por ano a igreja 'abre as portas para a comunidade' não pra dar sermão neles, mas para ouvir os problemas do bairro e perguntar como a igreja pode se envolver. Mostrar os gastos e orçamento para a comunidade e conversar a lista de prioridades (em mão dupla, ouvindo a comunidade).
- Convidar estudantes de filosofia de vez em quando como estagiários para fazer auditoria e conversar com as pessoas. Usar o espaço da Escola Bíblica Dominical para discutir temas pautados pelo estagiário.
- 'Ensinar' ética na Escola Bíblica Dominical (principalmente para crianças). Usar bastante exemplos.

Saturday, September 05, 2009

Igrejas Devedoras

Acessando o site da Fazenda Nacional, pesquisei igrejas evangélicas na "lista de devedores que possuem débitos com a Fazenda Nacional inscritos em dívida ativa da União".
A pesquisa pega apenas o início do nome. Portanto, pode ser que os números de igrejas não seja exatamente representativo da denominação.
Esta é a tabela:



( clique acima para ampliar )

A terceira coluna contém o número de membros da denominação de acordo com o Censo do IBGE de 2000. O número de igrejas Presbiterianas é a soma das buscas por "Primeira Igreja Presbiteriana", "Segunda Igreja Presbiteriana" e "Igreja Presbiteriana".
A última coluna é
(num. de igrejas devedoras / num. de membros) * 100000.

Carta da Rede Fale em repúdio ao golpe de Estado em Honduras

"Carta da Rede Fale (direcionada para a América Latina e Caribe) em repúdio ao golpe de Estado em Honduras

Carta da Rede Fale em repúdio ao golpe de Estado em Honduras

Nós, cristãos participantes da Rede Fale, unindo nossa voz às dos que buscam a justiça, a defesa de direitos, a democracia plena e participativa e o desenvolvimento integral do ser humano;

Repudiamos o golpe de Estado que acontece em Honduras desde 28 de junho do corrente ano, que resultou na destituição de Manuel Zelaya, presidente eleito pelo povo hondurenho;

Denunciamos a repressão aos protestos que, das ruas de Tegucigalpa, clamam por restauração da ordem democrática naquele país; os assassinatos de manifestantes que de forma pacífica externavam sua indignação ao golpe, como o do jovem cristão Isis Murillo que foi morto pelas forças de repressão, e também a prisão de seu pai David Murillo, pastor e ativista ecológico, por protestar contra a execução do filho;

Caminhamos juntamente com os diversos movimentos sociais, sindicatos e grupos eclesiásticos da América Latina e do Caribe, na afirmação de que golpes de Estado não são opção aceitável para a resolução de conflitos e que a violência contra o povo atesta o caráter ilegítimo do novo governo imposto em Honduras;

Clamamos por justiça, pela paz e pelo direito, nos solidarizamos com o povo hondurenho e urgimos pelo estabelecimento da participação social plena, que respeite a diversidade e as diferenças, e que busque resolver conflitos por meio do diálogo e da consideração da vontade popular, em busca de justiça social;

Entendemos que, mais do que restituir Zelaya à presidência, repudiar o golpe significa também lutar pela preservação e pelo fortalecimento da democracia plena e participativa na América Latina e no Caribe;

Oramos para que a paz, que é fruto da justiça, seja plena, e ativamente esperamos, como declarou o profeta Amós, “... que a justiça jorre como um rio que não seca”.

Rede Fale
04 de setembro de 2009.
"

Para entender melhor o golpe, leia este artigo aqui: "
Os interesses econômicos que sustentam o golpe em Honduras"

Para conhecer melhor a Rede Fale, veja:

http://redefale.blogspot.com/

http://www.renovatiocafe.com/index.php/Table/Renovatio-Cafe/Podcast/

(entrevista com Douglas Rezende, da Rede Fale)

Wednesday, September 02, 2009

Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece

Volta e meia as pessoas chegam ao meu blog procurando por "Tudo posso naquele que me fortalece". Mais recentemente, várias pessoas chegam procurando pela expressão "Tudo posso naquele que me fortalece em Latim". Acho muito louvável a procura pelo termo na sua língua original. Portanto, resolvi escrever aqui a tradução do original bíblico, como escrito pelo Apóstolo Paulo com pena de ouro:

Omnis Potassium Unde Firmo

Glória a Deus! Ele é Fiel!

Violence in Heliópolis, São Paulo Yesterday

I'll transcribe here the news as I heard on TV yesterday (Globo News).
Police was chasing a stolen car. They fired and hit a 17 year-old girl on her head, who died. A policeman came near the girl and kicked her to verify if she was 'really dead' and went away. Neighbours were outraged by the police action and went to the streets putting fire on and throwing rocks at buses. A message circulated through the neighbourhood promising one basic food package to those who would participate in the manifestation.

Tuesday, September 01, 2009

Brasília, Brazil

My parents volunteer at a 'community centre', if you can call it that. It's a poor neighbourhood and they along with a few others help the very poor teaching music, English, and sewing. My father noticed last week that one of the children who's never absent was absent. He went to visit him and found him with a large burn on this legs. The community leader - a woman - told my father that she suspected of abuse by his father. He's very violent. He only comes once each 2 weeks or so, and beats the children. Folks in the community are afraid to denounce and get a share of the violence themselves. My father went to the pharmacy and bought medicine for his burns.