FB_init

Sunday, May 18, 2008

Como Fazer uma Igreja Virtual

Nesse post vou tentar dar alternativas para ajudar qualquer pessoa a "fazer" uma igreja virtual. A Internet está aí faz tempo (desde 1969 como a ARPANET). Não pretendo entrar em detalhes sobre como a Internet mudou as formas de relacionamentos e comunicação. Já ouvi mais de uma pessoa comparar as mudanças que a Internet introduziu à escrita na História. (Pelo lado técnico, é bom sempre lembrar da responsabilidade social do software. Mais que pensar só em "software", o profissional da informática deve pensar em sistemas, incluindo software e pessoas, fatores culturais que influenciam a adoção e uso do software, e conseqüências.
Não pretendo definir o que é igreja aqui. Pretendo listar algumas funções ou práticas comuns e tentar traduzir essas funções para softwares ou tecnologias existentes. )
O artigo não é criado para profissionais da informática, mas para pessoas quaisquer que estejam dispostas a usar as tecnologias. Algumas vezes encontro pessoas com medo de computadores. Se sentem um tanto espantadas com o avanço tecnológico, ou frustradas por não conseguir fazer tarefas básicas facilmente com o computador. Não as culpo. A informática (ou os informáticos por trás dos softwares) por incrível que pareça ainda tem que aprender a simplificar os problemas e entender os usuários. Portanto ânimo! A coisa não é tão difícil quanto parece. E mãos à obra!

1.Pregação da Palavra
  • 1.a O áudio das pregações pode ser gravado e exposto como podcast. Na primeira alternativa, você pode usar um blog. Veja esses links sobre como fazer um podcast:
http://www.how-to-podcast-tutorial.com/21-podcast-hosting.htm
e
http://www.podcastingnews.com/articles/Make_Podcast_Blogger.html

Outra alternativa é pagar um serviço de hospedagem de podcasts. Veja
http://www.switchpod.com/

http://www.libsyn.com/

http://odeo.com/

Como os fiéis vão ouvir as pregações? Usando programas de assinatura de podcasts. Os fiéis pegam o áudio dos sermões assinando os podcasts. Os arquivos de áudio, como MP3 ou WMA, moram no computador do fiel. Dali podem ser transferidos para um tocador de MP3, como o iPod ou qualquer outro. O programa mais famoso para assinar podcasts é o iTunes:
http://www.apple.com/br/itunes/

  • 1.b Outra alternativa que é muito fácil de usar e muito útil são os blogs. O pastor, ou qualquer outro irmão ou irmã, pode incluir os sermões no blog. Os outros irmãos ou irmãs podem ler os sermões no site do blog. Ou podem assinar o feed do blog, para as pregações caminharem automaticamente para o computador do crente. Muito simples e eficaz. O melhor site para fazer blogs é o WordPress:
http://pt-br.wordpress.com/

(Na verdade, você pode fazer todo o site da igreja no WordPress. É um site muito apropriado.)

O bom dos blogs é que aceitam comentários, fazendo a coisa ser bem interativa!

  • 1.c Torpedos por celular (SMS). Crie um sermão par-a-par (Peer-to-Peer).
  • 1.d Grave um sermão na sua casa com vídeo. Mande o vídeo para o YouTube.

2. Oração
  • 2.a Vocês podem usar o Skype para orarem uns pelos outros. O Skype funciona como um telefone. A ligação é feita pela Internet. Ligações de Skype para Skype são grátis.
http://www.skype.com/intl/pt/welcomeback/

  • 2.b Programas de chat, também chamados de Mensagens Instantâneas, como o Windows Live Messenger (chamado antes de MSN Messenger)
http://get.live.com/messenger/overview

  • 2.c Email. Email é ainda o programa campeão da Internet. Simples e eficiente.
  • 2.d Torpedos por celular (SMS). Envie frases de edificação e ânimo pelo celular. Quem recebe ora por quem envia e vice-versa.

3. Leitura Bíblica
  • 3.a Consulte a Bíblia on-line no site da Sociedade Bíblica do Brasil:
http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=23

  • 3.b Vocês podem gravar leituras de trechos bíblicos e disponibilizar como podcasts. (Ver direitos autorais)

  • 3.c Vocês podem criar um blog (um mini blog, porque seria bem simples), e pôr lá versículos diários. Os crentes poderiam então assinar o feed do blog para ler os versículos. (Ver direitos autorais)

  • 3.d Lista de email. Vocês podem criar um grupo no Yahoo:
http://br.groups.yahoo.com/
Podem então distribuir versículos pelo grupo. Os versículos chegarão por email (Ver direitos autorais)

  • 3.e Torpedos por celular (SMS). Envie versículos para amigos pelo celular.(Ver direitos autorais) Amigos podem combinar de receberem os torpedos na mesma hora, mesmo durante o dia no trabalho ou nos estudos, criando assim um hábito. (Quase que um BitTorrent de oração! )

4. Estudo Bíblico

  • 4.a Organize estudos Bíblicos com seus irmãos e irmãs no Windows Live Messenger.
  • 4.c Crie um grupo no Yahoo grupos. Os estudos chegarão por email.
  • 4.d Faça estudos bíblicos interativos com o Windows Live Messenger.

5. Comunhão com outros crentes
  • 5.a Use o Windows Live Messenger para conversar
  • 5.b Use sites como o Orkut para criar comunidades
  • 5.c Envie emails para irmãos, irmãs e amigos
  • 5.d Envie torpedos por celular (SMS) para irmãos, irmãs e amigos.
  • 5.e Se você vai a alguma igreja (física), faça um mini-documentário em vídeo. Grave alguns encontro entre senhoras em momentos informais e de descontração, por exemplo. Grave trechos de jogos esportivos de jovens. Grave crianças brincando. (Com autorização dos participantes e responsáveis). Grave não apenas "momentos de culto". Faça um DVD e distribua gratuitamente. Havendo autorização, faça upload de trechos para o Youtube. Inclua as informações no boletim da igreja física.
  • 5.f Procure um jovem disposto a se encontrar com um adolescente para ajudá-lo a usar melhor o computador em casa. Procure um adolescente disposto a se encontrar com uma criança para ajudá-la a usar melhor o computador em casa. Promova modelos, encontros e interação entre gerações.

  • 5.g A parte colaborativa da Internet pode criar conteúdos muito interessantes. Experimente usar wikis ou outros programas de colaboração! Essas alternativas podem ser um pouco mais complicadas para implantar, mas são muito apropriadas para colaboração entre pessoas.

Veja o Wikia, por exemplo:
http://www.wikia.com/wiki/Category:Brazilian_Portuguese

Joomla (crie sites inteiros tipo portais com fora de discussão e artigos)
http://sourceforge.net/projects/hidand

Crie portais, blogs, wikis. Compartilhe documentos.
Este link é para instalação do SharePoint no seu próprio computador (para usuários avançados) Windows SharePoint Services (3.0)
Alternativas de hospedagem (hosting) de SharePoint são bem atraentes. Muito apropriado também para sites completos para igrejas.

6. Devocionais
Use as mesmas tecnologias que os estudos bíblicos acima.

7. Louvor e Adoração (e as artes)
Cantar junto com outras pessoas ao mesmo tempo ainda é um desafio. A Internet precisará ser muito mais rápida para isso poder acontecer. Há alternativas, contudo:

  • 7.a Grave músicas em casa e compartilhe com amigos. Siga as instruções daqui para gravar qualquer som do seu computador. Basta ter uma placa de som e microfone. Depois de gravada a música, ponha na Internet gratuitamente os arquivos através do Windows Live Skydrive:
http://skydrive.live.com/

  • 7.b Faça um podcast alternativo, tipo programa de rádio. Organize 'louvores comunitários' virtuais, onde as pessoas ouvem as mesmas músicas durante a semana numa determinada hora do dia. Produza suas próprias músicas simples.

  • 7.c Grave algumas músicas no computador de uma forma simples, só com vioão e voz no microfone, por exemplo. De preferência músicas simples compostas pelos próprios membros da igreja local. Queime um CD de áudio e distribua para os idosos da igreja, ou idosos vizinhos da igreja. Se eles não tiverem tocadores de CDs doe alguns.

  • 7.d Por que não gravar seu CD e pôr tudo direto na Internet? Use o iTunes para divulgar e vender sua música:
http://www.apple.com/itunes/musicmarketing/
http://www.apple.com/itunes/contentproviders/

  • 7.e Use o computador para criar arte! Dê asas à imaginação! Use a arte para expressar transcendência! Por exemplo, use o Windows Movie Maker para fazer filmes e mostrar na igreja. Crie loops de vídeos como backgrounds para leituras de poesias. Crie loops de imagens como fundo para músicas ou peças teatrais. Ou crie seu próprio documentário.
Para começar o Windows Movie Maker no Windows XP, clique em 'Começar (start)', 'Todos os Programas (All Programs)' e depois Windows Movie Maker. Você também pode instalar o Windows Movie Maker baixando o programa daqui (site da Microsoft).

  • 7.f Use o Finale NotePad para fazer partituras.
http://www.finalemusic.com/notepad/

Publique a partitura no seu blog. Para gerar PDFs, tem dois métodos. 1 - Você pode imprimir a partitura para uma impressora 'virtual' que gera um arquivo PostScript (driver de impressora 'virtual' da Adobe aqui). Depois use http://www.ps2pdf.com/convert.htm para converter o arquivo PostScript para PDF. 2 - Use Microsoft Office OneNote 2007. Do Finale NotePad, na impressão, envie a partitura para o OneNote. Do OneNote, escolha publicar como PDF. (Leia abaixo sobre registro da sua música)

  • 7.g Interaja com os artistas da sua comunidade! Ajude-os com notícias no seu blog. Ajude-os divulgando suas vernissages, amostras e galerias. Faça uma galeria virtual no MySpace:
http://br.myspace.com/

  • 7.h Faça uma festa onde as pessoas podem compartilhar amostras das músicas dos seus iPods ou tocadores de MP3. Faça da festa um culto. Uma outra alternativa é levar becas ou indumentárias sacerdotais. Quem estiver compartilhando as músicas pode vestir as roupas. Ainda outra sugestão: prepare uma mesa tipo um altar, talvez com os aparelhos de som. Quem estiver compartilhando fica atrás da mesa. Projete loops de vídeo no fundo.
  • 7.i Use o Creative Commons para licenciar a sua obra:

    http://creativecommons.org/license/?lang=pt


    Registre sua música na Biblioteca Nacional ou na EM-UFRJ:

    Biblioteca Nacional
    Escritório de Direitos Autorais
    R. da Imprensa, 16 / 11º andar
    Centro - Rio de Janeiro - CEP
    Tels (21) 2220-0039 / 2240-9179 / 2262-0017

    Escola de Música da UFRJ
    R. do Passeio, 98 - Centro
    Rio de Janeiro - CEP 20521-180
    Tel (21) 2240-1491 / 2523-4649

8. Ação social
  • 8.a Promova e coordene o acesso à Internet em um computador na sua igreja (igreja local física) por todos da vizinhança. Ajude todas as crianças a terem acesso fácil à Internet. Ajude-as nos seus deveres de casa (não deve ser só quem é membro da igreja).
  • 8.b Crie um site no WordPress para a sua associação de bairro. Interaja com a sua associação de bairro, ajudando-os com o site.
  • 8.c Visite sites de ação social.

Anistia Internacional:
http://www.br.amnesty.org/

Evangélicos pela Justiça:
http://www.evangelicospelajustica.blogspot.com/

Associação Menonita de Assistência Social:
http://www.amasbrasil.org.br/

Interaja com as várias instituições!

  • 8.d Se a sua igreja pertence a alguma denominação, informe-se sobre o que está acontecendo relacionado a ação social na sua cidade ou estado. Publique notícias e fotos freqüentemente no seu blog.
  • 8.e Conheça a Conspiração da Bondade:
http://www.athanazio.pro.br/index.php/2006/07/22/conspiracao-da-bondade/
Coordene as ações da conspiração pela Internet (Orkut ou Yahoo Grupos por exemplo). Publique fotos em um blog.

  • 8.f Envie um email para o vereador da sua cidade perguntando quais são os maiores problemas do bairro e pergunte como você e seus amigos chegados podem ajudar.

9. Dízimo e ofertas

  • 9.a Conheça projetos como o Relational Tithe (Dízimo Relacional), que registra pessoas ou projetos que precisam de recursos, e acham doadores.
https://www.relationaltithe.com/

  • 9.b Seja criativo. Veja como você pode usar a Internet para ligar pessoas carentes ou com necessidades e pessoas dispostas a ajudar. Wikis ou grupos de discussão como Yahoo (grupos privados) podem ser ferramentas de ajuda.

  • 9.c Use serviços como o PagSeguro para ajudar quem precisa financeiramente.
https://pagseguro.uol.com.br/Default.aspx

Em outras ocasiões (doações principalmente) você pode precisar usar o serviço PayPal:
https://www.paypal.com/

10. Missões e Evangelismo
  • 10.a Conheça igrejas pequenas no seu estado. Ajude-as nas suas necessidades básicas. Ajude as pessoas também a terem acesso a email. Treine-as a usarem (principalmente adolescentes). Ajude a biblioteca pública da cidade doando livros de informática. Doe computadores. Visite as pessoas que são da igreja e que não são da igreja nas suas casas (não só vá a cultos).
  • 10.b Envie emails para missionários.
  • 10.c Se você pertence a alguma denominação, acesse o site de missões da sua denominação. Veja como doar diretamente para os missionários.
  • 10.d Hospede pessoas - turistas ou não - na sua casa. Faça uma página na Internet da sua casa. Pode ser em um blog mesmo. Uma outra alternativa é listar sua casa como um Bed & Breakfast (casa & café da manhã) para hospedar turistas. A interação com as pessoas é muito grande!
  • 10.e Participe de encontros existentes no Meetup:
http://www.meetup.com/


Glossário
Blog - Veja aqui.
Feed - Veja aqui.
Wiki - Veja aqui.

7 comments:

Cristiano Almeida said...

K-Fé, tirou esse texto de algum lugar ou é de sua autoria? Existe alguma "igreja virtual" que já funcione nesse esquema?

Gustavo K-fé said...

Oi, Cristiano. É de minha autoria. Não existe, que eu saiba. Nunca é tarde para começar!

meditardiaenoite said...

Ola Gustavo, interessante o texto. é tb uma boa forma de nao nos encomodarmos mais com os irmaos, né? Digo isso, pq ouço mt a respeito disso..muitas pessoas nao querem ir na igreja para nao ter que congregar e com uma igreja virtual, poderiamos "deletar" os irmaos "chatos" ou que nos "encomodam".. Terìamos contato so com quem queremos. Mas, no reino com Jesus nao sera assim, nè...O q vc acha?
Abraços
Deus abençoe

Cristiano Almeida said...

Tenho que concordar em parte com a pessoa acima. Já conheci algumas igrejas virtuais, diferentes desse modelo, e na prática a coisa ficava péssima. Não condeno completamente uma igreja virtual, desde que não vá substituir a real. Se tiver uma boa dose de bom senso, pode dar certo. De outra forma é furada.

Giuliano giuliano@abencoai.com said...

Gustavo, gostaria de saber se vc autoriza a publicação deste texto em outro blog, com os devidos créditos e link p/ seu blog. Por favor, entre em contato comigo se possível.

Anonymous said...

Comecei a ler e achei que era brincadeira. Pior é que é sério. Sempre tem alguém achando uma maneira de enganar os outros.

Anonymous said...

Texto otimo, amei. Mas o que eu preciso para fazer uma maneira rapida pratica e facil de divulgar Jesus?